terça-feira, 16 de novembro de 2010

Segunda sem lei - Futebol nordestino: vamos fortalecer


FUTEBOL NORDESTINO: VAMOS FORTALECER - por Elísio Cristóvão*

Depois de escrever sobre música e seriado infantil (hehehe), tá na hora de falar sério. Falar sobre o que a maioria dos homens gostam, Futebol. Sim. Futebol com letra maiúscula, para demonstrar a grandeza desse esporte. Como bom nordestino que sou parei e pensei... Por que o futebol nordestino não vai mais pra frente? Temos na série A apenas dois clubes, o Ceará que anda mais ou menos e o Vitória que anda mais pra menos.

No Nordeste temos nove estados, em cada Estado no mínimo dois clubes de nome. Citemos alguns: America de Natal, ABC de Natal, Ceará, Fortaleza, Sport, Náutico, Santa Cruz, ASA de Arapiraca, CSA, CRB, Campinense, Bahia, Vitória, Confiança, Sergipe, entre outros que agora me falta a memória. Dentre esses citados, muitos já estiveram na Série A, mas aí vem a pergunta. Por que não estão mais lá ou porque lutam para não descer para Séries C e D? O Nordeste detém três títulos brasileiros um com o Sport (que me perdoem os flamenguistas) e dois com o grande Esquadrão de Aço o Bahia, que foi o primeiro campeão brasileiro da história.

Na minha humilde opinião, existem diferentes respostas. Uma delas é falta de planejamento desses clubes. Não existe um planejamento a longo prazo, com apoio as divisões de base, CT de treinamento, salários justos. Outra resposta está diretamente relacionada com a anterior, que é a falta de apoio das grandes empresas nacionais (incluindo principalmente as do Nordeste), pois sem dinheiro a engrenagem não roda. Outra resposta é a torcida em si, pare um momento e se pergunte: Pra que time eu torço? Garanto que não é do Nordeste. Estou falando em torcer mesmo, assistir aos jogos, comprar camisa, falar mal dos adversários (hehehe). Um exemplo é nosso presidente, que é Nordestino e torce pelo Corinthinas(acho que para angariar mais votos, porque ele era vascaíno), até este autor que aqui vos escreve torce “também” para um time que não é nordestino. Imagine o que seria da torcida do Flamengo, Corinthians, Vasco e demais clubes sulistas se os nordestinos torcessem somente para clubes nordestinos. Quanto não iria diminuir o número de torcedores. Quando você compra uma camisa do seu clube, isso vira em dinheiro para o clube, quando você vai ao estádio a renda se transforma em dinheiro para seu clube. Um grande exemplo é o Bahia, o Ceará e o Sport. Quando um time desses do sul jogam aqui no Nordeste a maior parte da torcida é dos clubes nordestinos. Na época que o Bahia esteve na série C, teve o maior publico entre todas as divisões (que torcida linda). Isso não ocorre com outros clubes daqui do Nordeste. E se ocorresse? Não seria maravilhoso?

Imagine um campeonato brasileiro com muitos clubes nordestinos, como seria bom para nossa região que é tão pobre e discriminada no sul do país. Imagine um campeonato da série A com cinco ou mais clubes daqui. Ano que vem provavelmente o Nordeste terá três clubes na série A, isso se o Bahia realmente subir (se já não tiver subido no dia da publicação deste texto) e se o Vitória não cair. Eu realmente estou vestindo agora a camisa do meu clube nordestino, sou Esquadrão de Aço (já deu pra perceber não é?) de sangue e coração e espero que com este texto consiga fazer você acreditar mais no teu time do nordeste. Esteja ele onde estiver. Vamos fortalecer nosso Estado, nossa região.

*Elisio Cristovão é bacharel em Eng. Ambiental e atualmente cursa Mestrado em Ciência e Engenharia dos Materiais. É também guitarrista da 1ª banda de Heavy Metal de Lagarto, a "STTONEHENGE".

Os textos da "Segunda sem lei" são de inteira responsabilidade de seus autores e não refletem necessariamente a opinião dos criadores deste blog.

2 comentários:

  1. Bons argumentos Elísio! Vamos para o que acompanhamos de perto: o ACL ou LEC (nem sei mais o que é). Se não for a Prefeitura que banque tudo, não tem time. E quem não está no poder, atrapalha. Bons empresários (que faturam muito com o nome do time temos) mas pra chegar junto, não. Até uma emissora de rádio tem que ser do grupo político do momento. Fica difícil!
    Obs.: como nada é perfeito, discordo do título de 87. Se fosse o Vasco, você não diria que o Sport era o legítimo campeão (rsrsrsrsrs). Um abraço!

    Wanderley

    ResponderExcluir
  2. Com razão Wanderley, o ACL ou seja lá o que for, foi uma vergonha este ano. Acho sinceramente que por causa do poder da prefeitura. Se fosse o outro na prefeitura a galera daria mais apoio. Nada em nossa cidade vai pra frente, principalmente pq ninguém sabe dividir as coisas. Politica é pra eleições. Futebol é uma tradição da cidade (ou era).
    Qnt ao titulo de 87, se fosse o Vasco eu diria que o titulo era do Vasco mesmo, não vou mentir(hehehehe). Mais no texto tenho q puxar a sardinha pro nordeste.

    Elisio Cristovão

    ResponderExcluir