sábado, 8 de setembro de 2012

O melhor filme de... Nicolas Cage




O MELHOR FILME DE... NICOLAS CAGE – por Moacir Poconé

Inicialmente, ele era apenas o sobrinho do grande diretor Francis Ford Coppola. Aos poucos, foi encontrando seu espaço no cinema mundial até ser reconhecido como um grande ator. Nicolas Cage alcançou grande sucesso com filmes de ação, especialmente na década de 90 e começo dos anos 2000. Uma pena que nos últimos anos tenha feito algumas escolhas equivocadas, o que acabou mostrando certa decadência e o afastando do público e da crítica. Mas merece ser lembrado por filmes como A Rocha, A Outra Face, Cidade dos Anjos, 8 mm, Adaptação e O Senhor da Guerra. Ganhou o Oscar de Melhor Ator no ano de 1995 com o excelente Despedida em Las Vegas, filme de drama no qual interpreta de maneira soberba um alcoólatra.
........................................................................................

"O que acontece em Vegas fica em Vegas ".

"
Não sei se ela me abandonou porque comecei a beber ou se comecei a beber porque ela me abandonou”
 (do filme Despedida em Las Vegas)


Bem Sanderson (Nicolas Cage) é um roteirista com talento reconhecido, mas que enfrenta sérios problemas com alcoolismo. Devido a esse problema, é demitido. Recebe grande quantia em dinheiro e resolve ir a Las Vegas com o intuito de beber até morrer. Porém, lá conhece uma bela prostituta chamada Sera (Elisabeth Shue).

O encontro desses dois personagens desiludidos com a vida é a linha norteadora da história. A relação entre os dois é de uma espécie de compreensão e respeito de um ao outro, entendendo a própria situação em que se encontram. É a decadência do indivíduo em meio ao ambiente em que vive, marcada pela doença (no caso dele) ou pela necessidade (no caso dela).

O filme foi filmado em ambientes reais de Las Vegas. O espectador é transportado para bares, motéis, cenários famosos da cidade símbolo da jogatina mundial. A trilha sonora é outro ponto alto do filme, pontuando com vigor a excelente interpretação dos dois atores principais. O filme recebeu três indicações ao Oscar (Melhor Diretor, Melhor Ator e Melhor Atriz), mas apenas Cage ganhou a estatueta. Nada mais justo, afinal o filme é realmente dele, que dá ao personagem Bem Sanderson todos os contornos de drama que merece. Um filme que vale a pena ser visto por sua história, mas principalmente pelas interpretações da sua dupla de atores principais. É a queda do homem mergulhado em seus vícios ou necessidades. Para mim, o melhor filme de Nicolas Cage.

Nenhum comentário:

Postar um comentário