quarta-feira, 11 de setembro de 2013

A banalização da imagem





O surgimento constante de novos aplicativos para smartphones causa verdadeira mudança nos valores sociais. Atitudes antes consideradas reprováveis pelas pessoas passam a ser vistas como “normais” e, de repente, vemos jovens agindo de maneira vergonhosa.

A bola da vez é o aplicativo WhatsApp. A facilidade de comunicação e, principalmente, de compartilhamento de fotos e vídeos relegou ao segundo plano os cuidados com a imagem. Os usuários, geralmente organizados em grupos, recebem os arquivos de mídia,  e, em instantes, toda a rede e, consequentemente, cidades inteiras recebem as imagens das novas estrelas das redes sociais. Tais estrelas são, na grande maioria dos casos, adolescentes. Em poses eróticas, deixam a infância de lado e expõem sua nudez de forma fútil. A timidez e o pudor que antes eram vistos como motivo de orgulho passaram a ser vistos pela “turma” como atitudes “caretas”. O que vale agora é a exibição do corpo e a transgressão dos valores morais que a sociedade sempre ditou ao longo dos tempos.

Qual será o fim de tudo isso? Depende. Não da vontade das pessoas ou da mudança desse tipo de comportamento. Isso não irá mudar. Ao contrário, tende a aumentar ainda mais a banalização. Na verdade, o que irá acontecer depende do que será capaz de fazer o próximo aplicativo da moda. Será ele que ditará o comportamento social.

Nenhum comentário:

Postar um comentário