NÃO ADIANTA, SERRA - por Moacir Poconé
O candidato da oposição José Serra está atirando para todos os lados. Com o crescimento da candidata Dilma Rousseff nas pesquisas (que inclusive indicam fim da eleição ainda no primeiro turno) a campanha do PSDB tem buscado encontrar em diversas denúncias uma tábua de salvação.
Inicialmente, houve o caso da quebra do sigilo fiscal na Receita Federal. Realmente, um absurdo o que ocorreu com parentes e pessoas filiadas ao PSDB. Num regime constitucional, o que se espera é que haja um mínimo de respeito e segurança às garantias individuais. Mas, e o “povão” com isso? A população mal compreende o que seja Receita Federal, imagine entender o que seja quebra de sigilo. O fato não está nem entre as dez maiores preocupações da maioria da população. O “povão” quer saber mesmo é da bolsa-família, bolsa-escola, segurança, saúde e assuntos mais concretos do seu dia-a-dia. Só ouvem falar da Receita (quando ouvem) na hora de tirar o CPF, para poder comprar produtos que antes não podiam, graças ao aumento de crédito. Acham que essa história de quebra de sigilo é “coisa de rico”, confirmando mais uma vez a fama de elitista dos tucanos.
Agora, mais uma denúncia. Mais contundente, que provocou inclusive a saída da Ministra-Chefe da Casa Civil. Os filhos de Erenice Guerra estariam usando a proximidade com o poder para fazerem tráfico de influência, favorecendo certas empresas mediante pagamento de alguns milhares de reais. E o “povão” com isso? Mais uma vez, não entende, não sabe do que se trata, sequer sabia da existência de um Ministério da Casa Civil. Querem é saber que a alimentação melhorou, que as coisas não aumentam de preço e que o presidente Lula é um dos seus. Acreditam até que exista uma perseguição contra o seu governo, apenas pelo fato de ele ter sido uma pessoa humilde. Mas Lula está acima do bem e do mal. Logo, a candidata que ele apóia só pode ser uma boa pessoa, que governará de um jeito semelhante daquele que conhece bem os problemas dos desfavorecidos. Não há como lutar contra a força que representa o Presidente Lula, “canonizado” pela população e atingindo números inimagináveis de aprovação do seu governo.
Mas José Serra não se dá por vencido. Buscando seduzir o “povão” iniciou uma campanha que beira o populismo anunciando um salário mínimo de seiscentos reais já para janeiro de 2011. Não se diz de onde virá o dinheiro, como fará para ser aprovado ainda esse ano ou por que o PSDB quando estava no governo reajustava o mesmo salário mínimo a conta-gotas. O “povão”, no entanto, olha desconfiado para a proposta. Não consegue acreditar naquilo que Serra promete. E, pior, lembra de um passado não muito distante que o compromete. A metralhadora de José Serra já está ficando sem munição. Somente algo extremamente comprometedor e compreensível para a população mais humilde poderá reverter os rumos da campanha. Difícil acontecer algo desse tipo em apenas vinte dias.
Não adianta, Serra. O Brasil terá sua primeira presidente.
Não adianta mesmo. O povo está lembrado de como eram as coisas antes. Desemprego, dinheiro contado, sem previsão de melhoras. E escândalos também. Boa, Moacir.
ResponderExcluirVicente
O Brasil deixará de ter um excelente Presidente. Rafael Batista.
ResponderExcluirEste não é um fato inédito. Na eleição passada, os dias finais da campanha presidencial foram recheados com propagandas/denúncias sobre uma grande quantia de dinheiro apreendida pela Polícia Federal. A imagem "vazou" nas investigações e acabou virando a principal estratégia de campanha do PSDB. Não deu certo!
ResponderExcluirBruno Sales.
E olha que, ao lado do PSDB tem a Rede Globo,o folhetim Veja e uma porção de jornais impressos. É incrível o desespero desse senhor. Nos debates, corre das perguntas e ataca Dilma. Chegou até a usar imagens com Lula, para angariar votos. Nem isso dá certo. Até onde o PSDB tem governadores fortes, ele não consegue ampliar ou até vantagem sobre Dilma.
ResponderExcluirWanderley
Seria um presidente muito melhor que esta senhora que esta ai. Galera só olha o partido,e não ve que esta senhora é incapaz de conduzir o pais. Garanto que se fosse o contrario "Serra no PT e a senhora no PSDB" Serra estaria disparado na frente. Com uma vantagem ainda maior da que a que a senhora esta agora. Dos três candidatos o Serra é o tem maior capacidade. E que me provem o contrario. Infelismente a politica nesse pais é partidaria, uma piada mesmo.
ResponderExcluirElisio Cristovão.
galara, basta olhar um passado remoto: privatização, falta de concurso público, baixos salários, congelamento das rendas, inflacao absurda, dividas com o FMI, ausencia de credito, alto índice de misérabilidade...passaria o dia atodo aqui só falando das piiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiii..... do governo anterior. e digo mais:
ResponderExcluirÉ LULA DE NOVO COM A FORÇA DO POVO! DEIXEM A MULHER TRABALHAR....VAI LULA DE SAIA, É DE 1º TURNO!!!!
fagner