sexta-feira, 3 de agosto de 2012

O melhor filme de... Tom Cruise



 O MELHOR FILME DE... TOM CRUISE – por Moacir Poconé

Um ator que tem aparecido muito mais na mídia por suas esquisitices que por seus trabalhos atuais. Mas que ainda é sinônimo de um bom filme, seja de ação ou drama. Assim é Tom Cruise, considerado injustiçado por muitos já que jamais ganhou o Oscar, embora tenha feito filmes memoráveis. A lista não é pequena: Rain Man, Jerry Maguire, Minority Report – a nova lei, a quadrilogia Missão Impossível, Colateral, Entrevista com o Vampiro, Ases Indomáveis, O Último Samurai, dentre outros que marcaram Tom Cruise como, certamente, um dos maiores astros do cinema mundial.
........................................................................................

A história do soldado norte-americano Ron Kovic, que retorna do Vietnã paraplégico, é a base do grande filme Nascido em 4 de julho. A junção do diretor Oliver Stone, famoso por seus filmes polêmicos, com o astro Tom Cruise causou grande repercussão à época. Ainda mais por mostrar um Cruise totalmente diferente pela maquiagem e preso a uma cadeira de rodas em grande parte do filme.

O filme foi indicado em várias categorias do Oscar de 1990: melhor filme, direção, ator (Tom Cruise) Trilha Sonora, Fotografia, Som, Roteiro Adaptado e Edição. Levou apenas duas estatuetas: direção (para Stone) e Edição. Certamente, a interpretação de Cruise (que ganhou o Globo de Ouro) mereceria maior reconhecimento. Ele está irreconhecível como o jovem sonhador que deixa família e a mulher que ama para lutar pelo seu país no Vietnã. Após ser ferido na guerra, retorna a seu país que o vê como herói. Porém, logo ele percebe as dificuldade impostas aos deficientes físicos e o posterior esquecimento que chega aos veteranos de guerra. O conflito do personagem é tamanho que ele mesmo acaba se tornando um ativista anti-militar. Uma grande obra de reflexão, sem dúvida. Para mim, o melhor filme de Tom Cruise.

Nenhum comentário:

Postar um comentário