domingo, 26 de dezembro de 2010

O dia da saudade

O DIA DA SAUDADE - por Moacir Poconé

25 de dezembro. Natal. Para muitos, momento de alegria e de confraternização. Mesa farta, presentes, encontro de familiares. Uma festa, enfim. Um momento de celebrar a vida e a amizade. Para outros, porém, momento de tristeza e de reflexão. Tanto que deveria ter outro nome. Deveria se chamar o dia da saudade.

É no dia de Natal que se percebe que aquela pessoa que estava presente à mesa todos os outros anos já não está mais. Percebe-se de modo mais concreto, mais físico a sua falta. Pode ser uma falta temporária (por motivos de viagem, por exemplo) ou a pior de todas, a definitiva. A primeira pode ser amenizada por um telefonema ou, nos tempos de hoje, pelo uso de uma webcam, o que pode de certo modo “trazer” a pessoa para a confraternização. Mas no caso da segunda forma não tem jeito: o vazio será inevitável.

E como fazer para se manter a alegria, a felicidade do encontro na falta daquela pessoa que esteve presente em outros anos? É muito difícil. Acontece até de famílias deixarem de celebrar o Natal, pois o sentimento da dor e da perda supera os outros sentimentos. Nesses casos, não há o dia do Natal. É o dia da saudade. O dia de lembrar momentos vividos, ver fotos antigas, brincadeiras e de sentir a falta daquele ente querido. É a confirmação da frase do grande poeta Olavo Bilac: “Saudade é a presença da ausência de alguém”. Certamente, não há dia no ano em que essa ausência será sentida com maior intensidade. É a cadeira vazia na mesa. É o riso que não se ouve mais. O silêncio que aterroriza e entristece.

Felizes daqueles que comemoram o Natal. Mas que se preparem para viver o dia da saudade, sabendo transformar esse dia num momento de reviver (no sentido literal da palavra) aquele que se ausentou. E o traga, ao menos em sentimento, para celebrar essa data.

4 comentários:

  1. O que se pode comentar depois de um texto desse? 1 minuto de silêncio, apenas...


    Wanderley

    ResponderExcluir
  2. Belo texto, tocante. Parabéns Moacir. Segue-se o minuto de silêncio...

    Vicente

    ResponderExcluir
  3. Bonito texto,realmente algumas pessoas não esperam viver o dia da saudade, mas celebrar sempre este momento de felicidade, que é o Natal.
    Talvez este texto venha me trazer para essa realidade, pois tenho muito medo deste tempo.

    Parabéns
    Abraços
    Elis

    ResponderExcluir
  4. Muito bom o texto. Sei muito bem o que é sentir falta de alguém a messa no natal.

    Vlw Moacir!!!

    Elisio Cristovão

    ResponderExcluir