sexta-feira, 13 de janeiro de 2012

O melhor filme de... Anthony Hopkins



O MELHOR FILME DE... ANTHONY HOPKINS – por Moacir Poconé

Certamente um dos maiores atores ingleses de todos os tempos, Sir Anthony Hopkins faz sucesso no cinema, teatro e televisão. Seja num papel coadjuvante como em Drácula de Bram Stoker, Chaplin ou Amistad, seja em filmes em que atuou como protagonista como em Vestígios do Dia, Os Amores de Picasso ou Encontro Marcado, Hopkins sempre toma a cena de maneira grandiosa. Antes, nome certo nos chamados “filmes de arte”, hoje participa ativamente de comédias menores ou blockbusters, demonstrando que não tem problemas com o cinema mais popular. Eternizou o personagem Hanibal Lecter, com o qual ganhou o Oscar de Melhor Ator e que depois daria origem a dois outros filmes, porém de menor importância.
........................................................................................

"Um pesquisador de censo tentou uma vez me testar. Eu comi o fígado dele com feijão preto e um bom chianti.".

"Eu queria que tivessemos mais tempo para conversar, mas tenho um velho amigo para jantar.”

    (Dr. Hannibal Lecter, em O Silêncio dos Inocentes)

Um psicopata é entrevistado por uma jovem investigadora do FBI com o objetivo de servir de parâmetro para eu se prenda um outro serial killer que age matando mulheres. Essa é a linha principal de O Silêncio dos Inocentes, um dos três filmes em toda a história do cinema a ganhar os cinco principais prêmios Oscar: Melhor Filme, Melhor Diretor, Melhor Ator, Melhor Atriz e Melhor Roteiro. Baseado na obra de Thomas Harris é também o único filme de horror a ganhar o Oscar de Melhor Filme. Hannibal Lecter é considerado pelos críticos do cinema um dos maiores personagens que já houve em filmes. Numa lista feita pela prestigiada revista Empire com os “100 maiores personagens do cinema”, o médico canibal aparece na quinta posição. Muito desse valor se deve, em dúvida, à soberba interpretação de Sir Anthony Hopkins.

O enredo do filme nos traz um embate memorável entre a investigadora/psicóloga (vivida por Jodie Foster) e o preso/psicopata Dr. Hannibal Lecter (imortalizado por Anthony Hopkins), o filme prende tanto pelos momentos de suspense como pela temática psicológica. Hannibal está detido há mais de oito anos, condenado à prisão perpétua por nove assassinatos, seguidos inclusive da prática do canibalismo. Nesse jogo de tensão, Dr. Hannibal fornece elementos para a prisão do serial killer, mas consegue também sua recompensa. A cena final, por exemplo, mostra que nem sempre o bem prevalece sobre o mal.

O Silêncio dos Inocentes nos apresenta um psicopata sem emoções, sem remorsos ou sem desejos. Apenas uma pessoa que busca, usando seus meios, sobreviver. Não há arrependimento, apenas o mal se sobrepõe, absoluto. Um filme para os que não têm nervos sensíveis e buscam fortes emoções, tudo isso arrematado por um enredo inteligente. Para mim, o melhor filme de Anthony Hopkins.

Um comentário:

  1. Hopkins, só pelo olhar que ele dá aos personagens, não precisa de muita fala. É um grandioso ator e esse filme em questão, é um dos melhores da sétima arte em todos os tempos...


    Wanderley

    ResponderExcluir