sexta-feira, 27 de janeiro de 2012

O que está acontecendo com o Rio de Janeiro?


O QUE ESTÁ ACONTECENDO COM O RIO DE JANEIRO? – por Moacir Poconé

A imagem é semelhante àquelas que vimos após os atentados de 11 de setembro de 2001: pessoas correndo desesperadas, praticamente sendo engolidas por uma imensa nuvem de poeira que avança impiedosamente sobre elas. Depois de alguns instantes, devido ao pó, mal podemos ver os automóveis, homens e mulheres caminham atônitos e uma montanha de entulhos surge onde antes havia três prédios.

Conhecida mundialmente como “Cidade Maravilhosa”, o problema do Rio de Janeiro sempre foi a violência. Dona de uma geografia inigualável no mundo inteiro, a cidade sofria com a atuação dos grupos criminosos, oriundo principalmente das favelas. Essa ameaça foi reduzida após a implantação das UPPs, Unidades de Polícia Pacificadora, através das quais o Estado recobrou o poder antes perdido nas comunidades cariocas.

Mas eis que, de repente, eventos nunca antes vistos começaram a ocorrer na cidade. Primeiro, foram os bueiros que, inadvertidamente, explodiam, levando pessoas, carros, ruas inteiras que estivessem em sua proximidade. No último dia 20, a prefeitura fluminense estimou em 289 (!), o número de bueiros com risco e explosão. Uma verdadeira bomba silenciosa, acionada sem qualquer motivo ou aviso prévio. Depois, vieram as imagens impressionantes da explosão de um restaurante, causada por um vazamento de gás. Coisa de filme de Hollywood.

Agora, a queda de três prédios em pleno centro do Rio. As causas do acidente já são sabidas: uma reforma que se fazia em andares superiores no prédio maior, na qual foram retiradas paredes sem que se fossem levados em conta os riscos que essa malfada ação poderia causar. A reforma não tinha qualquer autorização como também nenhuma fiscalização a proibiu de acontecer. Os prédios eram muito antigos, da década de 20 e de 30 do século passado. Felizmente, a queda se deu à noite, quando um número pequeno de pessoas ainda estavam nos edifícios.

É triste ver uma cidade como o Rio de Janeiro frequentando assiduamente o noticiário policial dos jornais. As imagens do Cristo Redentor e da Praia de Copacabana vêm sendo trocadas pelas das tragédias ocorridas recentemente. Precisamos ter de volta a Cidade Maravilhosa, que encanta o mundo com suas belezas e sua gente feliz.

Um comentário:

  1. Enquanto prédios caem no Rio de Janeiro, na China, país que assim como o Brasil é considerado emergente, levanta-se prédio de 30 andares em apenas 15 dias. O Rio de Janeiro há muito tempo já perdeu seu brilho que os cantores da bossa-nova se enchiam de orgulho ao musicar as paisagens. E hoje, para tudo que acontece, seja bom ou ruim, se fala que: Esse é o país que vai sediar a Copa e as Olimpiadas.

    ResponderExcluir