terça-feira, 13 de novembro de 2012

A "pegadinha" da redação





 A PEGADINHA DA REDAÇÃO - por Moacir Poconé

Muito se falou esses dias sobre o tema da redação do Enem desse ano. “O movimento imigratório para o Brasil no Século XXI”. A surpresa foi geral, uma vez que diversos outros temas atuais e de muito mais repercussão eram cogitados. Sem dúvida, essa surpresa deve provocar uma redução na média das provas de redação, pois se imagina que grande parte dos candidatos não tinha o conhecimento devido sobre o tema. Como se diz no jargão dos cursinhos, foi uma verdadeira “pegadinha”.

A prova de redação, todos os anos, é motivo de suplício para os estudantes. Os alunos têm grande dificuldade em redigir um texto dissertativo devido a uma crescente falta de leitura. Além disso, o alheamento em relação a fatos do Brasil e do mundo é uma praga que assola a juventude. O mundo parece resumido às redes sociais e o desconhecimento sobre temas importantes impressiona. Por isso mesmo, não é raro que os candidatos ao Enem procurem, às vésperas da prova, informações sobre os possíveis temas. Sites divulgam esses temas, professores fazem suas listas e se discutem esses assuntos com mais ênfase. Não se tem notícia de que algum desses “profetas” tenha previsto a temática abordada como possível tema. As indagações foram tantas que o próprio Ministro da Educação Aloísio Mercadante deu uma entrevista coletiva para explicar o porquê da escolha do tema.

Avaliar os argumentos de um candidato, verificando a estrutura do seu texto, coesão e coerência, além do uso correto da Língua Portuguesa pode ser feito, sem dúvida alguma, de maneira bem menos traumática. Aquele que domina as técnicas de redação não precisa ser surpreendido por um tema inesperado. Não se está querendo que se avise previamente sobre o que será solicitado, mas um “susto” como muitos jovens disseram ter tido não deveria acontecer. Além disso, o cansaço é outro elemento que não deve ser esquecido. Lembremos que o candidato, no dia da prova de redação, deve responder ainda 45 questões da prova de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias e outras 45 de Matemática e suas Tecnologias. Isso num período de cinco horas e meia! Não é à toa que costumamos ouvir no noticiário referências à prova como “a maratona do Enem”. 

Afinal, o Enem tem se mostrado a melhor maneira para o ingresso dos jovens no nível superior. Óbvio que adaptações devem e precisam ser feitas. Inegável que houve uma evolução, a partir do momento em que se prioriza o conhecimento de mundo em lugar de regras e fórmulas “decoradas”. Mas surpresas como o tema da redação não deveriam ter espaço. Não é com surpresas que se mede a capacidade que cada um tem de redigir bem ou mal um texto.

Um comentário:

  1. Se você não está preparado pra surpresas, não está preparado para a vida! Quem sabe faz, quem não sabe procura desculpas. É isso que está acabando com a nossa juventude, estão se tornando uns verdadeiros encostados que não assumem suas culpas, culpam sempre os outros ou o sistema e vão se isolando e chafurdando cada vez mais na alienação das redes sociais.

    ResponderExcluir