terça-feira, 6 de novembro de 2012

A vitória da novela





A VITÓRIA DA NOVELA - por Moacir Poconé

São muitos os gêneros narrativos. Crônica, conto e romance são os mais conhecidos. O contar de uma história vem chamando a atenção desde o século XIX, quando Joaquim Manuel de Macedo publicou, ainda em forma de folhetim, aquele que é considerado o primeiro romance brasileiro: A Moreninha. A história adocicada do amor entre Augusto e Carolina arrebatou os corações da elite carioca, emocionando as poucas leitoras da época.

O tempo passou e os textos escritos já não causam tanta comoção como em séculos atrás. O advento de técnicas audiovisuais desvia o público das páginas do livro tradicional. Não à toa, o cinema e a televisão possuem bem mais repercussão do que obras escritas em geral, salvo as exceções dos best sellers. Até mesmo a internet, mídia bem mais nova, com seus vídeos curtos encontra em si mesma caminhos para alcançar visualizações que beiram os milhões de acessos. Isso em dias. É um fenômeno irreversível. Devido a isso, a arte tem deixado as páginas dos livros e se transferido para as telas tanto do cinema como da televisão (ou mesmo dos computadores). 

No Brasil, ocorre um fenômeno cultural que as chamadas pessoas “cultas” teimam em fechar os olhos. É a vitória da novela televisiva como forma de manifestação literária. Certamente, por se tratar de um objeto massificador, muitos acreditam que se trata apenas de uma forma de entretenimento, não possuindo qualidades artísticas. Ora, como negar a capacidade narrativa de um autor em manter por seis, sete meses a atenção de milhares de pessoas numa mesma história? Personagens complexos vêm sendo criados, elementos técnicos como figurino, cenário, iluminação são trabalhados com esmero. Atores e atrizes se destacam encarnando personagens que passam a fazer parte da memória coletiva. A população repercute as cenas, imita as falas das personagens, copia seus figurinos. Cidades chegaram a parar como no último capítulo da novela das nove, a já emblemática Avenida Brasil.

Óbvio que existem boas e más produções. Mas também existem bons e maus livros. Afinal, a história a ser contada é que tem que ser boa. Seja ela escrita ou filmada. Seja veiculada em ambiente acadêmico ou na casa das pessoas. A qualidade de uma boa narrativa não deve se prender ao veículo ou ao local. Deve, sim, cativar as pessoas. E isso a novela televisiva faz há muito tempo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário