sábado, 15 de novembro de 2014

A Redação do Enem





Muitos estudantes questionaram a proposta de Redação da prova do Enem desse ano. Dizem terem sido “pegos de surpresa”, como se o tema da prova devesse ser algo já esperado. Realmente, diversos temas são levantados como “quentes” durante o ano. O que não quer dizer, necessariamente, que um deles tenha de ser o escolhido.

Mais importante que trate de um assunto comentado, é preciso que a proposta de Redação a ser desenvolvida pelo aluno levante uma discussão de relevância em nossa sociedade. E isso ocorreu. “Publicidade infantil no Brasil” é assunto que merece (e muito) ser discutido por jovens e adultos. Seja do ponto de vista do comércio (empresas com a famosa “venda casada” de produtos e brinquedos, excesso de propagandas etc.), seja do ponto de vista da família (acompanhamento dos pais, reflexão crítica das pessoas etc.). Todas essas informações constituem, sem dúvida, a possibilidade de uma análise profunda acerca do comportamento dos jovens e suas consequências para o futuro.

Além disso, deve o aluno que faz o ENEM perceber que tal prova exige muito mais sobre conhecimento de mundo que conteúdos meramente técnicos. Essa exigência, claro,  também faz parte da prova de Redação. O aluno deve estar preparado para desenvolver qualquer tema a ele proposto, observando primeiramente a forma de seu texto (parágrafos bem definidos, uso de conectivos adequados) e depois o seu conteúdo (argumentos coerentes, exemplos concretos). Nesse ponto, cabe frisar a importância de o candidato se informar sobre os mais diversos assuntos que o rodeiam, lendo revistas e sites, pesquisando artigos e assistindo a jornais e filmes. A junção da parte estrutural com os elementos argumentativos certamente constituirá um texto coeso e coerente, como deve ser uma boa redação. 

Assim, verifica-se que não há qualquer problema na escolha do tema da Redação do Enem desse ano. A publicidade infantil faz parte de nossa sociedade e merece, sem dúvida, uma maior reflexão por parte de nossos jovens. Não foi a prova de Redação que criou esse assunto. Ele esta aí, presente. O problema é que muitos não o veem da forma que deveriam.

Nenhum comentário:

Postar um comentário