sexta-feira, 7 de janeiro de 2011

O melhor filme de... Tom Hanks

O MELHOR FILME DE... TOM HANKS – por Moacir Poconé

Tom Hanks é um dos grandes astros do cinema mundial. A simples presença de seu nome num filme é certeza de grandes bilheterias. Para se ter uma ideia, entrou para o Livro dos Recordes pela participação de forma consecutiva em sete filmes que arrecadaram mais de cem milhões de dólares.
Além desses números, Tom Hanks é um grande ator. Começou sua carreira ainda nos anos 80, fazendo comédias sem maior repercussão. Começou a ter reconhecimento com o filme Big – Quero ser grande, pelo qual foi indicado ao Oscar pela primeira vez. Não venceu, mas se torna na década de 90 o segundo ator na história a receber o prêmio por dois anos seguidos, com os filmes Filadélfia e Forrest Gump. Sua produção aumenta ano após ano, com destaque para os filmes Náufrago, Prenda-me se for capaz, Estrada para a perdição, O terminal, dentre outros.
........................................................................................

"Mamãe sempre dizia que a vida é como uma caixa de bombons, você nunca sabe o que vai encontrar".


"Posso não ser inteligente; mas sei o que é amar..."


"Corra, Forrest, corra!"
(do filme Forrest Gump)

Um homem sentado num banco de uma praça contando a história de sua vida aos que sentam ao seu lado. É dessa forma que se dá a maior parte da narrativa do melhor filme de Tom Hanks: Forrest Gump – O contador de histórias. A história do homem com QI abaixo da média e que participa de grandes eventos da história mundial é fascinante. Desde a sua infância, Forrest acaba sendo figura marcante em fatos históricos e culturais, como na maneira de dançar de Elvis Presley, sendo soldado na Guerra do Vietnã, condecorado pelo Presidente Kennedy, o caso Watergate, dentre vários outros, culminando com o casamento de seu amor na infância que viria a morrer de uma nova e misteriosa doença no início da década de 80 (a AIDS).


A montagem feita para marcar o encontro de Forrest com esses vultos históricos rendeu ao filme o Oscar de Efeitos Especiais, prêmio normalmente dado a produções de ficcção científica ou de ação. Foram mais outros cinco prêmios Oscar, incluindo melhor filme, direção (Robert Zemeckis) e, claro, ator. A trilha sonora do filme é outro elemento de destaque. Foi comercializado um cd duplo com todas as canções, sendo clássicos das décadas de 50, 60, 70 e começo de 80, percorrendo assim todo o período do filme. Além da namorada Jenny, outros personagens marcantes são o negro Bubba e o tenente Dan, companheiros de Forrest na Guerra do Vietnã. O primeiro é marcado pela ingenuidade e pela vontade em ter um barco de pesca de camarões. O segundo, após perder as pernas em combate e ser salvo por Forrest, revolta-se contra Deus representado por uma tempestade num dos grandes momentos do filme.


Forrest Gump é um grande filme que possui como maior característica a força de um personagem que sequer tem noção de sua importância. E nem por isso se torna menor que os fatos que presencia. É a grandeza do homem sobre a história em que vive. Para mim, o melhor filme de Tom Hanks.

4 comentários:

  1. O melhor de Tom Hanks, e um dos melhores da história. Bonito, comovente, inteligente e inspirado. Quem não viu, não deve passar por esse mundo sem vê-lo. Um bom filme, uma boa estória, e uma grande lição.
    Parabéns para Moarcir, é o óbvio ululante (é assim q escreve?)
    Vicente

    ResponderExcluir
  2. O "óbvio ululante" está certo. Meu nome é que está errado. kkkkkkkkkkkk
    Moacir

    ResponderExcluir
  3. Obra Prima, simplesmente arrebatador >>fabio filho

    ResponderExcluir
  4. Obrigado pelo comentário, Fábio. Participe sempre!
    Moacir Poconé

    ResponderExcluir