sexta-feira, 16 de dezembro de 2011

O primeiro ano do resto de nossas vidas


O PRIMEIRO ANO DO RESTO DE NOSSAS VIDAS – por Moacir Poconé

Esta semana, no último dia 13, comemoraram-se trinta anos da grande conquista do Flamengo: a Copa Toyota, considerada na época o Campeonato Mundial de Clubes por colocar frente a frente o Campeão Europeu e o Campeão Sulamericano. Assim, jogaram Flamengo versus Liverpool. Certamente, viu-se uma das maiores apresentações de um time brasileiro em jogos internacionais, com destaque ainda maior para o primeiro tempo, quando o Flamengo praticamente liquidou o jogo ao fazer 3 a 0.

Tratava-se do maior time do Flamengo de todos os tempos e considerado um dos maiores times de futebol já formados: Raul, Leandro, Marinho, Mozer e Júnior; Andrade, Adílio e Zico; Tita, Nunes e Lico. Esse time, para se ter uma ideia, esse time num intervalo de apenas doze dias disputou e ganhou três decisões: Campeonato Carioca, Taça Libertadores e o Campeonato Mundial de Clubes

Inexplicavelmente (ou talvez pelas dores causadas pelo cotovelo) os adversários do Flamengo tentam diminuir essas conquistas. Falaremos sobre isso.

Uma das grandes mentiras que se espalha é a de que times argentinos e uruguaios não participaram da Libertadores de 81. Os clubes desses países participaram normalmente. Cada um com dois clubes (como previa o regulamento da época), sendo que o Uruguai jogou com três, já que o Nacional, atual campeão, tinha vaga garantida. Da Argentina, tivemos River Plate e Rosário Central. Do Uruguai, além do Nacional, Peñarol e Bella Vista. E o regulamento era muito mais difícil que nos dias de hoje. Eram cinco grupos com quatro times, sendo que apenas o melhor se classificava. Assim, classificavam-se cinco times para as semifinais. O Nacional, campeão da Libertadores de 80, entrava somente nessa fase. Dois grupos de três eram formados e mais uma vez somente o melhor se classificava para a final. Foi assim que Flamengo e Cobreloa do Chile se encontraram na grande decisão que foi disputada em três jogos: o primeiro 2 a 1 para o Flamengo no Maracanã; o segundo, 1 a 0 para o Cobreloa no Estádio Nacional no Chile e o jogo desempate em campo neutro no Estádio Centenário no Uruguai, 2 a 0 para o Flamengo.

Outra grande invenção dos rivais é a de que o Liverpool, adversário do Flamengo na final do Mundial de Clubes era um timezinho de menor expressão do cenário europeu. Primeiro se questiona o fato de não ser o campeão europeu do ano. Não é verdade. O Liverpool efetivamente ERA o campeão da Liga dos Campeões da UEFA. A campanha do time inglês a partir das quartas de final: CSKA (5 x 1 e 1x0), Bayern de Munique (0 a 0 e 1 1) e Real Madrid (1 a 0). Além disso vejam o histórico do time inglês à época do confronto de 1981: campeão inglês (75-76, 76-77, 78-79, 79-80, 81-82, 82-83, 83-84, 85-86), tetracampeão da Copa da Liga Inglesa (1981 a 1984), campeão europeu (76-77, 77-78, 80-81, 83-84). Como se vê não se tratava de um time qualquer. Aliás, o Liverpool era considerado o favorito para o jogo contra o Flamengo.

Nada existe, portanto, que desabone essa grandiosa conquista que completou três décadas mas que é lembrada até hoje. Os dois gols de Nunes (com lançamentos primorosos do gênio Zico) e o gol de Adílio estão definitivamente na história do futebol. São a coroação de um time que personificou a beleza de se jogar futebol.

4 comentários:

  1. E o Liverpool na época era um dos, ou senão o Todo-Poderoso da Europa, parece que inclusive com o atual técnico Dalglish jogando. Realmente foi um título e tanto, que jamais será esquecido.

    ResponderExcluir
  2. Era uma escola de futebol! Creio que não tenha um rubro-negro, daquela época que não saiba escalar essa "seleção". Nunca dei ouvidos aos que tentam diminuir nosso mundial. Eu os entendo e só lamento... Dizem que somos museus, mas quem acompanhou Real Madrid x Barcelona, semana passada, viu o quanto eles valorizam as conquistas de um clube. Um abraço Moacir!

    Wanderley

    ResponderExcluir
  3. Mundial Fajuto com o campeão da UEFA. Libertadores Fajuta sem time Argentino.E com ajuda do José Roberto Write. Mais um titulo contestável que esse "time" ganha. Pobres Iludidos.

    ResponderExcluir
  4. É meu amigo Anônimo, o pior cego é aquele que não quer ver. Ou que não quer ler. Porque certamente você não leu o texto. Faça isso e pesquise. Quem sabe falará menos asneiras. Bom 2012.
    Moacir Poconé

    ResponderExcluir