sexta-feira, 2 de dezembro de 2011

O melhor filme de... Morgan Freeman


O MELHOR FILME DE... MORGAN FREEMAN – por Moacir Poconé

Um ator que há muitas décadas vem brindando os amantes da sétima arte com seu talento, Morgan Freeman teve seu potencial reconhecido a partir do ano de 1989. Foi nesse ano que atuou no badalado Conduzindo Miss Daisy (inclusive sendo indicado ao Oscar de ator coadjuvante) e no épico Tempos de Glória. Desde então, atuou em dezenas de filmes, indo do drama (talvez sua especialidade) à comédia, passando por blockbusters feitos somente para o tempo da pipoca no cinema. Essa versatilidade certamente proporcionou a esse ator negro a quebra de estereótipos, deixando de atuar somente em papéis aparentemente destinados às pessoas dessa raça. Mostrou assim que o talento está muito acima disso e o que importa realmente é a capacidade de um ator emocionar seu público. Os destaques são muitos, mas merecem uma menção especial, (além dos filmes já mencionados) o excelente Os Imperdoáveis, Seven - Os Sete Crimes Capitais (impressionante!), Amistad, o divertido Todo Poderoso, Menina de Ouro (já resenhado nessa seção), Antes de Partir e o ótimo Invictus, quando interpretou o líder Nelson Mandela com maestria.

Como se percebe, a lista não é pequena e garanto que pelo menos uns outros cinco filmes poderiam ser tranquilamente citados (fiquem à vontade...) Isso apenas mostra a força desse grande ator, que traz no ato de dar vida aos seus personagens o objetivo maior de seu ofício.

.........................................................................................

"Sei que alguns pássaros não podem viver numa gaiola. Suas penas brilham demais. E, quando eles voam, você fica contente, porque sabia que era um pecado prendê-los."

"Tudo o que é bom, nunca morre."

"Esforce-se para viver, ou esforce-se para morrer." (do filme Um Sonho de Liberdade)

Considerado um dos melhores filmes de todos os tempos por aqueles que não pertencem à crítica especializada, mas que amam a sétima arte, Um Sonho de Liberdade é um exemplo da persistência de um homem para provar sua inocência e, consequentemente, conseguir sua liberdade. Baseado num texto do famoso autor de histórias de suspense Stephen King, o filme tem como protagonista o contador Andy Dufresne, vivido por Tim Robbins. Acusado injustamente do assassinato de sua esposa, Andy é condenado à prisão perpétua. No presídio conhece Ellis “Red” Redding, papel de Morgan Freeman. Uma curiosidade: no texto original, esse personagem é descrito como um irlandês ruivo (daí o Red do nome), mas o diretor do filme exigiu que fosse interpretado por Freeman pois sempre o achou ideal para o personagem.

Após duas décadas preso, mas sem nunca desistir de conseguir sua liberdade, Andy empreende sua fuga, planejada há muito tempo e esperada pacientemente por todo esse tempo. A amizade com Red é sem dúvida um ânimo a mais, embora muitos percalços ocorram na prisão, causados principalmente pelo cínico e egoísta diretor do presídio.

É um filme que, embora tenha suas ações num cenário de opressão, trata de sentimentos demasiadamente humanos, como a amizade e o otimismo. A lição de que nunca devemos desistir daquilo em que acreditamos, por mais difícil que a realidade se apresente. Daí, talvez, o grande reconhecimento que ainda hoje obtém por parte do público. Um filme para ser visto e pensado. Para mim, o melhor filme de Morgan Freeman.

Um comentário:

  1. Um dos melhores filmes que já assisti! Sensacional. Lourrana Sandes

    ResponderExcluir