sexta-feira, 9 de dezembro de 2011

Para com isso, Pará!



PARA COM ISSO, PARÁ! – por Moacir Poconé

Domingo é dia de plebiscito no Brasil. Aliás, no estado do Pará. Os eleitores daquele Estado deverão ir às urnas para dizer se querem a criação de mais outros dois Estados, ou seja, dividir o Pará em três unidades federativas. Então, teríamos o Pará (já chamado por alguns de Parazinho) e mais os Estados de Tapajós e Carajás.

Muito se falou sobre os benefícios e os problemas da divisão. Esses últimos parecem bem mais claros. A população paraense pelo menos está pensando dessa forma, tanto que a proposta de divisão deve ser rejeitada, segundo os institutos de pesquisa. Para nós, sergipanos, quase que isso não nos interessa (embora devesse interessar, pois o custo das criação dos novos Estados afetaria a todos os brasileiros). Um fato, entretanto, merece ser destacado. Na campanha eleitoral na tv que acontece há mais ou menos um mês, o Estado de Sergipe foi citado. E de forma bastante depreciativa.

Na referida campanha, os simpatizantes do sim (pela divisão) ou do não (contra) se alternaram na defesa de seus argumentos. Atores globais, grupos de música folclóricas, cantoras, enfim, diversos paraenses tentaram convencer a população (de modo muitas vezes sentimental) de que seu posicionamento era o mais correto. Eis que, num desses programas, a campanha do “não” colocou o seguinte argumento (mais ou menos transcrita): “Vejam o caso de Alagoas e Sergipe. Dividiram o Estado e deu no que deu. É pobreza nas ruas, miséria em todos os lugares e a população vivendo de forma deplorável”. Não é preciso ser nenhum doutor em geografia para saber que esse pensamento não corresponde à verdade dos fatos. É falácia pura, engano mesmo para que a população se iluda com mentiras. Primeiro, Sergipe e Alagoas nunca foram um mesmo Estado. Depois, nossa renda per capita e condições de vida dos nossos habitantes estão entre as melhores do país. É a desinformação a serviço da ignorância.

Divisão houve no Brasil há muitos séculos e aconteceu ainda no século XX. E mais ainda podem ocorrer, além da discussão sobre o Pará. Para conhecer melhor o fato, acessem o ótimo link abaixo que mostra a evolução da configuração geográfica do Brasil (e ainda os projetos que preveem novas divisões): http://noticias.uol.com.br/ultimas-noticias/infografico/2011/12/02/conheca-as-principais-mudancas-que-deram-origem-aos-estados-brasileiros.jhtm?cmpid=facebook.

É, Pará, resolva a sua vida e nos deixe por aqui. Mas que sejam usados argumentos reais e não bobagens como a relatada acima. A divisão deve ser tratada com seriedade (se é que isso é possível).

Nenhum comentário:

Postar um comentário