sábado, 28 de maio de 2016

Múltiplos estrupros




Os trinta e três estupros sofridos por uma menor no Rio de Janeiro e que repercutiram em todo o mundo foram pouco para o que está ocorrendo nas redes sociais. Na verdade, são muito mais que isso. São múltiplos, milhares, talvez milhões. Porque a repercussão do fato e, principalmente, os vídeos e fotos da menor são uma violência tanto ou até pior que a dor física que ela certamente sentiu.

Trata-se de uma eternização de um momento grotesco e condenado por aqueles que têm ainda o mínimo de decência. E aí temos dois pontos a tratar. Um deles é o compartilhamento do vídeo em que a garota se encontra dormindo, nua, após o ato dantesco ter sido praticado. De forma deplorável, alguns dos meliantes riem da situação e exibem o corpo violentado. Rapidamente espalhado nas redes sociais, a divulgação do arquivo se mostra também um terrível crime contra a vítima, multiplicado por todos os celulares e computadores de maneira vulgar e igualmente condenável.

Outro ponto a ser discutido é a tentativa de condenação da vítima. De forma asquerosa, passaram a circular, também nas redes sociais, fotos da menor com armas, fazendo gestos que remetem ao Comando Vermelho e textos que informam que ela teria ido à favela por ter relacionamento com traficantes. Informam ainda que teria sido mãe aos treze anos e seria dada à prática sexual desde cedo. É uma campanha difamatória execrável. Uma vergonha. Um descalabro. Uma tentativa nefasta de condenar a vítima pelo ato de estupro praticado por trinta e três monstros e que nenhuma justificativa existe numa sociedade minimamente civilizada.

Se o fato ocorrido já se mostra abominável, da mesma forma é triste o comportamento de certas pessoas, que buscam ainda formas de justificar o ocorrido, numa clara manifestação machista e opressora, presente há séculos em nossa sociedade. Que de tal desgraça surja a consciência que falta para aqueles que se acham seres humanos, mas na verdade não são dignos desse nome.

Nenhum comentário:

Postar um comentário