sexta-feira, 14 de maio de 2010

Hífen e parênteses na Telha


HÍFEN E PARÊNTESES NA TELHA (BOAS VINDAS)- Por Vicente Bezerra

Sejam bem-vindos! O mais óbvio texto de boas vindas e saudações deve começar assim. Este começa também com um confissão: à luz da nova gramática, não sei se bem-vindos deve ter hífen. Mas não é por isso que estamos aqui, e sim pela inauguração deste blog.

Fui incumbido de escrever o texto inaugural, por decisão da cúpula que forma este espaço. Na verdade o grupo é formado por apenas duas pessoas: Moacir Poconé e Vicente Bezerra. Por enquanto, são estes dois os escribas. O primeiro é bacharel em Direito e licenciado em Letras, professor universitário e membro do poder judiciário sergipano. O outro sou eu, também bacharel em Direito e também membro do judiciário sergipano e curioso das letras.

Bom, enfim, falemos do blog propriamente dito. Chama-se “Deu na Telha” e como o nome sugere, escreveremos o que vier à mente, mas não sem critérios. Entre estes critérios, combinamos em comum acordo, em não tecer comentários sobre acontecimentos de nossa cidade e Estado, pois temos o objetivo de sermos mais abrangentes, em termos nacionais e internacionais. Falo dos assuntos e temas, não de nós, porque se tivermos seis leitores, eu já me dou por satisfeito. Outro critério (ou compromisso, melhor dizendo) adotado é o de escrever uma vez por semana, sobre temas variados, dentro das atualidades, política, esporte, entretenimento, mídias, etc. Eu às quartas e Moacir às sextas. Combinamos ainda de escrever sobre algum fato de destaque na semana, algo que nos chame atenção.

Apesar desses critérios, eles nos deixam à vontade para escrever já que estes são muito amplos. Cada blogueiro (?!), dentro de seu estilo, escreverá comentários sobre o tema que escolheu, numa linguagem direta e sem rodeios. Humorada, simples e talvez ácida (pelo menos no meu caso, virginiano até dizer chega).

O espaço destinado aos comentários podem ser usados por vocês, seis leitores, com liberdade. Não é preciso dizer que liberdade é diferente de libertinagem, e palavras chulas, xingamentos não serão admitidos. Não precisava ser dito, mas foi. Opiniões contrárias são bem vindas (sem hífen?) e abrir o debate saudável é um dos nossos objetivos também.

Por fim, somos por enquanto dois leitores de nós mesmos. Mas considerem-se bem-vindos (ele de novo) vocês seis. Nossa meia dúzia (tem hífen, Moacir?) de futuros esperados leitores, fiquem à vontade para ler e comentar o que der na telha.

Um comentário:

  1. Caros amigos. Desejo boas sorte para vocês, este blog terá bem mais que seis seguidores, não somente pelos assuntos aqui contidos, mas pelas pessoas aqui envolvidas, pessoas estas que são queridas por todos que os conhecem. Ah! Antes que eu esqueça. SIM Vicente, bem-vindos tem hífen, já na meia dúzia não tem, pois meia dúzia é um numeral. Um abraço...

    ResponderExcluir