domingo, 27 de novembro de 2011

Citações sobre a vida

CITAÇÕES SOBRE A VIDA – por Moacir Poconé

Toda a vida passamos por “rituais de transição”. O pior de tudo é que em muitos desses momentos não temos ainda a experiência necessária para enfrentá-los de modo correto. Ainda na adolescência, quando somos um tanto quanto imaturos, nos deparamos com verdadeiras provações, como os primeiros relacionamentos ou a necessidade de escolher a profissão que teremos talvez pelo resto da vida. É muita responsabilidade para uma pessoa que não tem ainda duas décadas completadas!

Melhor seria como o que aconteceu com o fantástico Benjamin Button. Esse personagem do espetacular filme nasceu já velho. Na aparência, claro. Mas foi remoçando ao longo dos tempos. Para ele, o tempo em que tinha a melhor força e aparência física coincidiu com sua fase de maturidade. Seria muito bom que fosse assim com todos, pois haveria uma relação de igualdade nas fases da vida, com aspectos psicológicos semelhantes aos corporais. Mas sabemos que na realidade não é assim. Há uma relação inversamente proporcional entre nosso vigor físico e mental, o que leva a muitos a se arrependerem de atos cometidos ainda na juventude e que terão efeitos por toda a vida.


Mas qual graça a vida teria se não cometêssemos esses erros? Se não tivéssemos essa incerteza sobre o que devemos ou não fazer? Existe um poema chamado Instantes que há muito tempo circula pela internet atribuído ao escritor argentino Jorge Luís Borges (embora seja de uma autora americana) que trata justamente desse tema. Mas nele os erros são aceitos como parte importante do aprendizado. “Se eu pudesse novamente viver a minha vida, na próxima trataria de cometer mais erros”, começa o texto. Não somos e nem devemos lutar pela realização plena e completa de tudo. “Não sois máquinas, homens que sois”, disse certa vez o grande Chaplin. E viramos protagonistas e coadjuvantes do mundo que nos cerca.



Afinal, que cabe a nós então se os erros existem e se fazem parte da nossa formação? Saber aproveitar a vida. Carpe diem, como diria o professor de Sociedade dos Poetas Mortos, outro fabuloso filme. Aproveitem a vida, pois ela é passageira. E não dura mais que um piscar de olhos.

Um comentário: