sábado, 28 de abril de 2012

As cotas são legais



AS COTAS SÃO LEGAIS – por Moacir Poconé

O Supremo Tribunal Federal decidiu essa semana que a adoção do sistema de cotas raciais para ingresso em Universidades públicas não fere a Constituição. Por unanimidade. É a democratização do ensino superior brasileiro.

Mais do que as cotas raciais, as cotas sociais são necessárias para os estudantes brasileiros. Pessoas com menos condições financeiras inegavelmente têm menos condições de se preparar para um vestibular do que aqueles que dispõem de mais recursos. E a maneira de medir essa condição que mais se aproxima da ideal é a utilizada por faculdades que possuem cotas para os estudantes de escola pública. Alguns se levantarão e dirão que o mau ensino público é culpa do governo e que agora os estudantes de classe média e alta pagam por isso. Mas temos de pensar nos benefícios da medida. A estratificação social é um mal e tem de ser removido de nossa sociedade. O Estado precisa promover, pelo menos, a possibilidade das pessoas melhorarem sua condição. E isso começa a acontecer.

Via-se antes uma inversão: pessoas com boas condições financeiras estudavam toda a vida em escola particular para no nível superior ir à faculdade pública. Os menos favorecidos estudavam em colégios públicos e, no nível superior, desdobravam-se para pagar o que nem tinham em faculdades particulares. Pior ainda em cursos considerados de elite (em todos os aspectos) como Medicina e Direito. Não se viam alunos oriundos de escola pública. E os preços exorbitantes de faculdades particulares impediam o ingresso dos estudantes pobres nesses cursos. De modo que o sonho (ou a vontade) de se tornar um médico, advogado ou engenheiro era negado não apenas pelo desempenho do aluno, mas pela falta de condições de seus pais.

“Tratar os iguais de maneira igual e os desiguais de maneira desigual, à medida que se desigualam”. Esse é o conceito de justiça para o célebre pensador brasileiro Ruy Barbosa. Foi isso que o Supremo Tribunal Federal considerou essa semana. Não se trata de preconceito ou favorecimento. Mas de um tratamento desigual para indivíduos que possuem grandes diferenças entre si. Nada mais justo.

43 comentários:

  1. Não deveria ser assim, mas infelizmente é o que se pode oferecer pra compensar séculos de desigualdades, e não vai ser em um dia que isso irá mudar. Muito bom o texto, Moacir!

    Wanderley

    ResponderExcluir
  2. Ótimo texto, discutindo um assunto bastante atual. Bruno.

    ResponderExcluir
  3. Obrigado pelas participações. Comentem sempre!

    ResponderExcluir
  4. lembro bem do dia em que o senhor comentou isso na sala de aula, dizendo que quem estuda em escola pública a vida inteira, ao chegar ao curso superior trabalha para pagar sua faculdade, já quem estuda em colégios particulares quando chega ao ensino superior vai para uma faculdade pública e mais uma vez citou no texto. E esse assunto merece mesmo nossa atenção. Parabéns. Franciele almeida

    ResponderExcluir
  5. Bem, sabemos que o sistema de cotas traz consigo muitas controvérsias e pelo pouco entendimento que possuo sobre esse assunto pude perceber que esse sistema é justo,pois tenta traçar direitos iguais entre os alunos sejam eles de escolas particulares ou públicas, onde percebemos que de uma certa forma os alunos de escolas particulares possuem mais recursos para prestar um vestibular de que um aluno de escola pública possibilitando assim a entrada de alunos particulares com uma certa facilidade para uma faculdade pública mas o que poderia acontecer com os alunos de escolas públicas? Seriam obrigados a pagar com o dinheiro que não tem uma faculdade particular para que pudesse alcançar o tão desejado sonho de se formar, portanto o sistema de cotas surgir para amenizar essas desigualdades dando oportunidades aos sonhos de ambas partes.
    Thaislaine

    ResponderExcluir
  6. O sistema de cotas é de fundamental importância, pois o mesmo vem com o objetivo de oferecer oportunidades iguais para todos, seja alunos de escola públicas ou particulares, dessa forma não terá beneficiados e não beneficiados terá apenas igualdade, será o sistema assim justo.
    Imperatriz

    ResponderExcluir
  7. Concordo com o texto, até porque eu vejo as cotas como um meio de ajudar as pessoas que não tem os recursos necessários para pagar uma faculdade particular, e não como uma forma de desigualdade como muitas pessoas costumam ver... Muito bom o texto!

    ResponderExcluir
  8. Sim, concordo com essa cota social. Até porque beneficia aqueles que não tem devidas condições para para pagar uma Faculdade Particular. Enquanto às cotas raciais sou contra! A Vaga deveria ser de quem estudou o suficiente para consegui-la, sem discriminação de cor. É um assunto polémico! Parabéns, o texto é muito bom!

    ResponderExcluir
  9. Ingryd Santos Machado7 de maio de 2012 às 21:36

    Eu achei que o texto ficou ótimo. Ele falou das desigualdades de uma forma verdadeira e clara ao mesmo tempo; e também como poderá influenciar no futuro das pessoas que não tem tantas condições para ter um bom ensino...

    ResponderExcluir
  10. Eu concordo com texto, porque as cotas socias tem que ser mesmo utilizadas por pessoas que não tem condições de pagar uma faculdade particular... Muito bom o texto.

    ResponderExcluir
  11. Bem,como sabemos,poucas universidades reservavam vagas para pessoas negras ou de baixa renda, mas com o passar do tempo, mais e mais universidades foram adquirindo a essa prática.
    Concordo que uma pessoa pobre não tem condições de pagar uma faculdade e conseguir o seu almejado sonho, antigamente ninguém via um estudante de escola pública numa faculdade particular. As cotas não favorecem nem prejudicam determinadas pessoas e sim tratam todos como iguais. Nada mais justo, uma ótima atitude para melhorar ainda mais o ensino superior do Brasil. Parabéns pelo site! Rayssa Almeida

    ResponderExcluir
  12. Então né, esse problema de sistemas de cotas é devido ao país deixar a educação pública fraca, com essa tentativa de igualar, tenta ser justo com as pessoas que tiveram uma má educação por toda vida, mas é injusto para os que realmente merecem. Assim como a cota racial, também está errada, pois deveria concertar a ideia de preconceito e a visão de uma educação pública ruim; investir na educação pública. Denise Aguiar Dias 1 B

    ResponderExcluir
  13. Muito bom o texto, mas não concordo com as cotas raciais, porque não é sua raça que define se você é capaz ou não, Gabriela Guimarães

    ResponderExcluir
  14. Concordo, pois essas cotas acabam se tornando um meio pelo qual as pessoas menos favorecidas da sociedade possam entrar em uma faculdade particular e mostrar que mesmo estudando em uma escola pública, saõ capazes o suficiente de serem bons advogados, médicos e etc. Muito interessante esse texto!

    ResponderExcluir
  15. Concordo com o texto, pois como podemos perceber, o ponto de vista da maioria das pessoas hoje em dia, visam mais pelo lado em que a cotas aumentaram a desigualdade social, porém esse não é o seu propósito, mas sim proporcionar mais chances para aqueles que não têm as condições necessárias. Bárbara Emília, 1° B.

    ResponderExcluir
  16. Concordo plenamente com as cotas sociais, pois, a educação não é igual pra todo mundo, mas discordo com as cotas raciais pois a inteligência ta em cada pessoa e em cada esforço de estudo e não na sua cor, Luana Souza

    ResponderExcluir
  17. Esse texto, como podemos ver, trata de um assunto que está presente constantemente no cotidiano Brasileiro atual, onde pessoas mais favorecidas mantem uma certa hegemonia sobre os menos favorecidos, para tentar ''amenizar'' esse problema foi criado o sistema de cotas.Eu sou totalmente a favor dessa decisão, pois antes não se encontrava um estudante oriundo de escolas publicas, cursando os cobiçados cursos de elite, atualmente não são muitos, entretanto já se pode notar a presença de alguns estudantes.Finalmente tomaram decisão em algo fundamental para a formação da sociedade.
    Parabéns, pelos textos que relatam assuntos interessantes de se abordar, pois nos deparamos com ele a qualquer instante, e acho que os órgãos públicos tem que se organizarem não só na educação, e também em áreas como a saúde, ótimo blog deveria ser mais divulgado(Pouca gente o conhece).
    Michel Silva

    ResponderExcluir
  18. É um assunto bem comentado hoje em dia está na atualidade, ocorre muito preconceito nesses casos.Fellype

    ResponderExcluir
  19. Jéssica Nascimento8 de maio de 2012 às 23:08

    Muito bom o texto, porém polêmico, é um assunto que deve ser abrangido, para que as pessoas estejam cientes do que acontece no nosso país. Quanto às cotas sociais, sou a favor, desde que beneficie à todos! Já as cotas raciais, sou contra! Só mostra o quanto o Brasil é preconceituoso com relação a cor!

    ResponderExcluir
  20. Concordo com o texto, pois ele nos traz um fato comum do cotidiano, pois tendo escolas publicas com pouca estrutura, os estudantes não são preparados como deveriam, então tem que ter um certo apoio, Pois eles irão concorrer com alunos mais capacitados que tem acesso a internet, a bons professores e uma estrutura favorável a aprendizagem !
    Muito bom o texto,por ser um assunto muito repercutido, e uma ótima ideia, esse blog !

    ResponderExcluir
  21. Concordo em parte com as cotas pois, elas ajudam a quem não tem uma boa condição financeira para pagar uma faculdade particular. Mas, por outro lado as cotas, elas impossibilitam que os alunos sejam aprovados pela sua capacidade de inteligencia.
    Sangenis

    ResponderExcluir
  22. Concordo em parte com as cotas pois, elas ajudam a quem não tem uma boa condição financeira para pagar uma faculdade particular. Mas, por outro lado as cotas, elas impossibilitam que os alunos sejam aprovados pela sua capacidade de inteligencia.
    Sangenis

    ResponderExcluir
  23. Texto muito bom ,concordo plenamente ,pois temos que favorecer qualquer classe social ,independentemente de qualquer coisa !
    Izadora Rabelo !

    ResponderExcluir
  24. Realmente é um texto muito interessante, pois nele retrata um fato comum do nosso dia-a-dia. Que pessoas, cujo pais não tem condições financeiras boas, tema oportunidade de ingressar em uma faculdade para disputar a capacidade deles em aprendizagem com outras pessoas que tiveram oportunidades de terem bons professores, estudar em uma escola bem estruturada e etc.
    Ótimo Texto !

    ResponderExcluir
  25. Eu concordo com o texto apenas em parte ,pois as cotas elas ajudam a pessoas com dificuldades financeiras e isso é bom ,pois essas pessoas podem ter uma oportunidade de subir na vida e melhorar de vida. por outro lado as cotas elas escolhem quem se enquadra no plano, e como é que fica as pessoas que se esforçaram para estar naquele lugar, elas não seram aceitas, esse é o outro lado das cotas, e deste lado as pessoas não seram escolhidas pela maior quantidade de pontos conquistados e sim por causa do seu meio econômico.
    O texto foi bem elaborado e merece os meus parabéns.

    ResponderExcluir
  26. Boa tarde a todos pois este texto seria como dizem para nao ter racismo como isso nao e racismo pois só tem essas cotas para negros isto e absurdo!

    ResponderExcluir
  27. Bom, adorei o texto e concordo plenamente com as ideias propostas nele. Pois uma pessoa com uma renda mais favorável vai ter uma possibilidade maior de ingressasr em uma universidade, devido ao seu poder econômico, podendo ela ingressar em cursinhos preparatorios para o vertibular alcançando assim boas colocações. Sendo assim pessoas com baixa renda, que não tem um bom poder aquisitivo, não tendo tanta oportunidade de ingressar nesses cursinhos, nem uma boa base no ensino médio por virem de escolas públicas, onde o governodeixa a desejar na administração e a educação, assim os alunos não podem ter uma boa preparação, sendo o sistema de cotas uma boa alternativa e uma possibilidade dessas pessoas ingressarem em uma boa faculdade e obterem uma boa base para serem pessoas de bem, podendo assim ter um futuro diferente, tornado-se profissionais capacitados, assim o sistema de cotas torna-se um bem necessario para ajudar na formação de pessoas com baixa renda.

    ResponderExcluir
  28. Bem as cotas são muito importantes para entrarmos em uma faculdade, pois sabemos que ainda existem pessoas racistas mais como é lei as cotas tabem tem q valer para pessoas negras, tambem cotas para pessoas de colegio da rede particular de ensino tambem isso é muito bom que nois tenhamos oportunidade as cotas de faculdades... Gostei muito do seu blog prof..

    ResponderExcluir
  29. Parabéns Poconé pelo texto, belíssimo, concordo plenamente com tudo. Rafaela Silveira

    ResponderExcluir
  30. Adorei o texto, um assunto esta sendo muito discutido, parabéns! Yasmin Fraga

    ResponderExcluir
  31. As cotas são de fundamental importância para que torne justo a entrada numa universidade. Pois permite a pessoa de menos recursos o poder de cursar o ensino superior sem ter que se preocupar na altíssima mensalidade do curso, os resultados virão de sua dedicação aos estudos. Mas mesmo com as cotas
    não devemos nos conformar, devemos buscar o melhor para o ensino público para que assim, de fato, todos sejam iguais, independentes de serem de escolas públicas ou particulares, todos tenham um ensino de qualidade.
    Ótimo texto.
    Rainara Souza.

    ResponderExcluir
  32. gostei muito do texto uma linguagem muito facil e de facil compreençao parabens! Eloy Costa .

    ResponderExcluir
  33. Ficou ótimo esse texto, concordo com o senhor!!! Cassandra Mendonça

    ResponderExcluir
  34. Adorei o texto,pois o mesmo nos mostra que mesmo quem não tenha condição financeira pode sim entrar em uma faculdade e fazer o curso desejado,e entrar no mercado de trabhalho podendo então melhorar de vida. franciele de carvalho

    ResponderExcluir
  35. O sistema de cotas é mais uma comprovação que o governo sabe que as suas escolas, ou seja, as escolas públicas não tem capacidade de habilitar seus alunos, claro que é algo que é o mais correto a se fazer nessa situação, pois é um auxilio para os alunos que não tiveram uma boa educação, já que se for comparar um bom aluno de escola pública com um bom aluno de escola particular em uma menor parte o aluno de escola pública seria mais capacitado em fazer um curso superior do que o aluno da escola particular.
    Crislene Monteiro Santos 1°B

    ResponderExcluir
  36. O texto mostra uma coisa positiva das cotas- a ideia de que pessoas que estudam em colégios particulares têm mais chances de ingressar em uma universidade comparado com as que estudam em escolas públicas. Nesse caso, é justo. Mas, no caso das cotas raciais, mostra claramente o preconceito, dizendo que o negro não tem a mesma capacidade que o branco. Emanuelle Santos 1º ano B

    ResponderExcluir
  37. Um otimo texto pois as cotas é um meio de ajudar quem realmente precisa, quem tem um sonho e agora sim pode começar a realiza-lo.
    Parabéns.

    ResponderExcluir
  38. Acho que o governo fez muito bem em aprovar as cotas, quanto ao ensino público, o governo assumiu que a educação pública no Brasil deixa a desejar, criando essa facilidade, muitas pessoas apresentam como argumento que é injusto com os outros estudantes, mas la dentro não tem divisões entre quem veio de colégio público e particular, mas é óbvio que as pessoas menos capacitadas irão ter mais dificuldades terão que aprender o que não aprenderam antes, o esforço será maior, mas afinal o que é uma faculdade sem esforço? No final todos sairão com o mesmo nivel de conhecimento. O conhecimento é conquistado. Mas sou extremamente contra cotas raciais, cor não define pessoa, cor não é sinal de conhecimento e se fosse a cor parda que deveria ser a com baixo nível de conhecimento, pois historicamente falando a cor parda só surgiu a 5000 a.C. (todas as raças derivaram de povos africanos) e todas as cores só são adaptações corporais para as regiões em que vivem, como disse antes o conhecimento é conquistado, a cor de pele não absorve mas conhecimento do que outra.(plantas que precisam absorver luz no processo de fotossíntese, portanto quem pensa que cor é forma de avaliar conhecimento nada mais é que um vegetal) Nilson Menezes, 1º ano "C"

    ResponderExcluir
  39. Concordo em parte com o texto, pois o fato da pessoa estudar em escola pública ou particular não é um passe livre para uma faculdade, hoje em dia o estudo esta disponível para todos, independente de sua crença, raça ou nível social. Se um aluno não tiver interesse pelo estudo não fará diferença a escola frequentada por ele. Particularmente sou contra a cota racial, pois não é a cor da pele que vai definir seu QI, quanto a cota social, dependendo da situação sou a favor, porque muitos alunos precisam trabalhar e estudar, pois não tem condições de pagar uma faculdade particular e as cotas podem facilitar um pouco essa entrada na faculdade o que não garante que saia de lá formado.
    Natália Luise

    ResponderExcluir
  40. Concordo com as cotas sociais, pois é uma forma de favorecer pessoas que não tem os recursos necessários para pagar faculdade particular. Já as cotas raciais discordo, afinal, oque deve ser visado é a capacidade de cada um não a sua cor! Laís Rabelo

    ResponderExcluir
  41. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  42. Concordo! Pois sou a favor dessa cotas sociais que fornecem oportunidades aqueles que não tem condições e sofre para conseguir bons cursos para ingressar na universidade, como o próprio texto diz que esses acabam tendo que tirar de onde não tem para pagar essa universidade! Essas cotas como muitos contestam não privilegia essa pessoas, apenas dão apoio aqueles que são desprivilegiados devido a falta de recursos para entra em uma escola particular, e acaba tendo que optar pelo ensino púbico onde infelizmente o governo não utiliza-se do recursos disponíveis para aplicação de um ensino de boa qualidade com uma boa infraestrutura para os mesmo, gerando consequências a essas pessoas que passaram por um processo seletivo no qual não tiveram uma boa base devido a suas condições, ou seja as cotas sociais promovem o incentivo aqueles que são marginalizados socialmente por questões remotas. A aqueles que contestam “Quem quiser entrar em uma universidade passe no vestibular” sinto muito informa mais estão sendo bastante preconceituosos na sua analise, quem disse que esses não passam? Essa pessoas criticam mais não se colocam no lugar do individuo, que não tem uma base boa, não frequenta as melhores escolas, cursos, não tem uma boa preparação para o processo seletivo assim como aqueles que os criticam, ou será que esses tem a capacidade de imaginar que se essas pessoas que não tem condição, tivessem não utilizariam do mesmo para uma melhor preparação? Sem essas cotas esses que não tem condições estariam em desvantagem! É apenas uma questão de JUSTIÇA! Já tratando-se das cotas raciais sou totalmente contra diferentemente do que diz o Supremo Tribunal Federal pois esse afirma que essas cotas não contradiz a própria Constituição que essa diz que todos somos todos iguais perante a lei. Como iguais se dessa forma negros ricos podem ser beneficiados diante de um candidato branco e pobre? Acontece praticamente ao contrario das cotas sociais onde esses acabam sendo privilegiados. Como por exemplo, eu por fazer parte desse grupo usufruiria desse direito, mas o problema é que dessa forma eu mesma me julgaria incapaz de entrar numa faculdade concorrendo com os brancos, ou seja, abriria brecha para o preconceito. Acaba meio que de certa forma destorcendo o próprio conceito de justiça por Ruy Barbosa “Tratar os iguais de maneira igual e os desiguais de maneira desigual, à medida que se desigualam” . Ou será que cor da pele determina de fato a diferença da capacidade individual? Certeza que essa costas raciais não estão contradizendo o Constituição e não estão deixando ninguém em desvantagem diferentemente da sociais? Ou eu sou diferente na capacidade comparada a uma pessoa branca? Tratar os desiguais na medida das suas desigualdades não tem nada a ver com a cor da pele é uma questão social! Levando em conta somente a questão social resolveria todo o problema!

    ResponderExcluir