sexta-feira, 4 de maio de 2012

O melhor filme de... Pedro Almodóvar





O MELHOR FILME DE... PEDRO ALMODÓVAR – por Moacir Poconé



Dono de filmes extremamente autorais (daqueles que ao se assistir a uma cena já se sabe quem está por trás da câmera), o espanhol Pedro Almodóvar há muito ultrapassou as barreiras de seu país. Sua arte é reconhecida por todo aquele que ama a Sétima Arte, em filmes que trazem uma mistura excitante de incômodo e prazer, de ódio e paixão. Autodidata, é vencedor de diversos prêmios importantes como o Bafta, o Goya, o Globo de Ouro e o Oscar, tendo ganho por melhor roteiro e melhor diretor. Seus filmes trazem o universo sexual de uma forma franca, sem pudores desnecessários, com personagens fortes e autênticos em suas atitudes. São exemplos de seu talento Tudo Sobre Minha Mãe, Volver, A Pele Que Habito, Má Educação e Abraços Partidos. Além disso, revelou para o mundo diversos atores e atrizes espanhóis de raro talento como Antonio Banderas, Penélope Cruz, Carmen Maura e Marisa Paredes, sempre presentes em suas obras.


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"Fale com ela!”


                     (Personagem Benigno aconselhando Marco a falar com a parceira que estava em coma em Fale com Ela)


Benigno e Marco tornam-se amigos dentro de um hospital. As mulheres que amam Alicia e Lydia, estão em coma, sem qualquer perspectiva de retorno. O cuidado, a atenção e o companheirismo que ambos dedicam àquelas que amam irão contrastar com situações inusitadas, num roteiro imprevisível e que foi merecedor do Oscar em 2002. Tanto que não se pode discorrer mais sobre o enredo do filme, sob o risco de antecipar surpresas que ocorrem por toda a obra e que irão fazer com que o espectador discuta temas tão atuais como ética, moral e a solidão humana.


As protagonistas da trama são as personagens femininas, sobre as quais desenrolam todos os atos do filme. Tudo gira ao seu redor. Além disso, a sexualidade reprimida de um dos homes irá aflorar de forma avassaladora, contra tudo aquilo que se possa conceber. O amor sobre todas as concepções, até mesmo de lógica, envolve o filme e os personagens, trazendo consequências inimagináveis. Um belo exemplo da obra tão pessoal desse grande diretor. Para mim, o melhor filme de Pedro Almodóvar.

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