segunda-feira, 2 de abril de 2012

Segunda sem lei - Por que querer se matar se a única certeza do ser humano é a morte?


POR QUE QUERER SE MATAR SE A ÚNICA CERTEZA DO SER HUMANO É A MORTE? - por Camila Silva Santos*

Não se sabe ao certo o que passa na cabeça das pessoas que fazem parte do mundo e quais são suas expectativas de vida, sua vontade de viver, que pode ser imensa ou até mesmo mínima.

Os seres humanos vivem cercados de desafios, que devem ser superados e quando não superados se tornam uma bola de neve, que a qualquer momento pode descer e vir a atingir quem menos espera . Mas o que tem a ver bola de neve, com tentar se matar?

Tem a ver que nós, seres humanos, não aguentamos tanta pressão e muitas vezes deixamos que essa pressão misturada com angústia, medo, desilusões, raivas, junte-se ao nosso cotidiano e formem janelas killer (janelas doentias da mente). Quando não tratadas, podem gerar um estrago enorme, tirando a vida de pessoas que amamos. De pessoas que usam o trabalho para poder se esconder de todas as suas angústias, mas chega um momento do dia que você se depara sozinho, que se remexe na cama toda e acorda assustado, dizendo:

- Poxa não tem ninguém aqui comigo .

E você começa a perceber que a solidão se torna cada vez mais insuportável e a hora que você mais percebe isso é a noite, quando você entra em sua casa, fecha a porta e percebe que você tem quase tudo, menos a pessoa amada ali ao seu lado.

Mas é muito fácil julgar, chamar de burro, besta; mas é muito difícil se perguntar: por que ele fez isso? Ninguém talvez poderá saber jamais o que levou um ente querido a querer tirar a própria vida. Porém, não é julgando que vamos ajudar. É dando atenção fazendo tratamentos com especialistas, parando de criticar e começar a agir, para podermos ver o resultado e ver a força de vontade que o paciente vai querer ter.

E se não for fácil? Na vida é tudo que vem fácil, vai fácil. E nada na vida é conquistado com facilidade. Quando é, fica sem graça. Mas o importante mesmo é nunca desistir. Não deixe para reparar o erro, quando morrer, pois ai já será tarde.

Tudo na vida tem jeito, mas na morte especialista nenhum vai poder ressuscitar um paciente seu.

* Camila Silva Santos, estudante do 2º ano do ensino médio, gosta muito de visitar os amigos, de ler nas horas vagas e de escrever o que dá na telha.

Os textos da "Segunda sem lei" são de inteira responsabilidade de seus autores e não refletem necessariamente a opinião dos criadores deste blog.

Um comentário:

  1. Parabéns Camila pelo seu renomado texto, dignamente escrito por uma pessoa que sabe posiciona-se diante da sociedade atual.

    ResponderExcluir