quarta-feira, 24 de agosto de 2011

Cutucadas da semana




CUTUCADAS DA SEMANA – por Vicente Bezerra

Já dizia a sabedoria de Zenilton: “mas não cutuca, não futuca, se cutuca dói”. E agora, Sandy pode confirmar. E me vem a pergunta: pra que serve a função “cutuque” no Facebook? Aliás, para que serve o Facebook? (Esse será um tema para um post futuro). O fato é que a grande maioria dos que conheço nessa rede social estava mais preocupado em saber quem matou a Norma do que em quem matou Patrícia Acioli. O crime foi uma cutucada na sociedade. E ainda vejo gente dizer que a mesma “cutucou” onça com vara curta. Onde iremos parar?

Em tempos de crise econômica americana, confusão na Inglaterra, morte de juíza, doença do Gianecchini (tá certo, estou forçando) me vem a revista Época e me elege como personagem da semana o Mário. Não, não é o que te pegou atrás do armário. É o irmão do Luigi. Ainda não sabe? Mário Bros (ou brother, ou super Mário, ou nas horas vagas, mascote do Vasco). O boneco personagem de vídeo games fez 30 anos. E eu tenho mais o que fazer! Joguei a revista fora. Estou quase me arrependendo de tê-la assinado.

Em tempos de liberdade sexual e aceitação da homoafetividade, o Brasil tomou uma cutucada de Sandy, que já havia sido cutucada muito antes. Sandy faz anal! Sua declaração estampou a capa da playboy e ofuscou a já ofuscada Adriane Galisteu (respeito quem acha bonita, mas acho sem sal, sem coentro, sem cebola...). Xororó não gostou. O fato é que a cantora, embora não aparente, tem 28 anos! E convenhamos que hoje em dia uma mulher com 28 anos não é mais virgem nem dos ouvidos. Não entendi a surpresa geral, embora desconfie que tal declaração seja pra reforçar a imagem da garota propaganda daquela cerveja. Quem liga?

E Gadhafi (ou Kadhafi, como prefiro) está balança, mas não cai. Os rebeldes tomaram Trípoli, com ajuda da Otan, que é ajudada por “você sabe quem”, que deveria se preocupar mais com sua economia. Mais um regime ditatorial no oriente está para cair sob o argumento da prevalência da democracia. Lembremos quem botou o talibã no poder, lá no Afeganistão e o resultado disso. E o que teve que ser feito depois. Esperemos que não se troque “seis por meia dúzia”.

E nessa semana descobrimos que o comentarista esportivo tresloucado Chico Lang tem seu equivalente no Rio de Janeiro: Renato Maurício Prado. Renato nunca negou ser flamenguista, e acho que os cronistas esportivos devem revelar seus clubes sim. Mas ele passou dos limites. Após fazer um difícil cálculo matemático ele se deu conta que a convocação de Ronaldinho Gaúcho e seu afastamento do Flamengo iria coincidir com a data do jogo contra o Corinthians. Pronto, foi o que bastou. Renato Maurício Prado enrubesceu, ficou nervoso e soltou diversos despautérios contra Mano Menezes, a quem acusou de tudo, inclusive de desonesto. Não cobro (nem eu nem meio mundo de gente no twitter) imparcialidade do comentarista, mas equilíbrio. Clubismo exacerbado é chato, enfadonho e de pouca credibilidade. Que digam Neto, Lang, Kfouri e tantos outros.

E finalmente findou “Insensata Narração”. E o que me chamou mais a atenção é que pipocaram erros de gravação dessa fase final na net. Norma antes de morrer diz algo como “deixe de bobagem”. No flashback aparece ela dizendo “deixe de besteira”. Pode parecer besteira, mas não é, principalmente pra quem se gaba do “padrão Globo de qualidade”. Há outros erros e o Youtube está aí para não me deixar mentir. Bom ter terminado, porque insensata quem estava ficando era minha paciência. E cutuquemos à vontade. Sempre com camisinha.

Um comentário:

  1. Só agora me dei conta de quantos E iniciando parágrafos e orações. Ato falho. Pensei em botar após o nome de Galisteu, entre parênteses, "herança maldita de Ayrton Senna". Mas Senna não merece. Abraços.
    Vicente Bezerra

    ResponderExcluir