sexta-feira, 2 de setembro de 2011

O melhor filme de... Robert de Niro


O MELHOR FILME DE... ROBERT DE NIRO – por Moacir Poconé

Um ator reconhecido como um dos maiores astros de Hollywood em todos os tempos (se não o maior), famoso por incorporar personagens de uma forma tão veemente que difícil acreditar que seja uma simples interpretação. Esse é Robert de Niro, estrela do cinema há mais de quatro décadas, com uma incrível média de grandes filmes em sua vasta filmografia. São mais de quarenta filmes ao longo de todo esse período. Na década de 70 do século passado surgiu ainda como uma promessa em O poderoso chefão (parte II), Taxi driver e O Franco-atirador. Na década de 80 temos Era uma vez na América, A missão, Coração satânico e Os intocáveis. Já nos anos 90, destaque para Tempo de despertar, Os bons companheiros, Cabo do medo, Sleepers - A vingança adormecida e Máfia no divã. Chegando a este milênio, nesses primeiros onze anos, já encontramos grandes filmes, como Homens de honra, Entrando numa fria e O bom pastor.

Percebam que na lista acima encontramos comédias, dramas, filmes policiais e até mesmo épicos o que dá uma noção da imensa versatilidade desse grande artista. Nesse sentido, o próprio ator comentou numa frase acerca do seu trabalho: “Os personagens que eu interpreto são reais. Eles são reais, portanto possuem o direito de serem retratados tanto quanto qualquer outro personagem.” É a visão do ator sobre a importância do ato de representar.

Recebeu diversos prêmios em inúmeros festivais, com destaque, é claro, ao Oscar (6 indicações, 2 conquistas) e o Globo de Ouro (8 indicações, 1 conquista) e ainda um Leão de Ouro honorário no Festival de Veneza em 1993, como reconhecimento a sua obra.

.........................................................................................

"Eu nunca caí, Ray. Você nunca me derrubou". Jake LaMotta a Sugar Ray Orbinson, seu maior oponente.

"Eu fiz muita coisa ruim, Joey. Talvez seja o meu troco?" Jake LaMotta    (do filme Touro Indomável)

Uma das maiores injustiças da história do Oscar se deu em 1981, quando Gente como a gente, o drama açucarado de Robert Redford venceu o espetacular Touro Indomável de Martin Scorsese. A injustiça só não foi maior porque Robert de Niro venceu na categoria de melhor ator. Hoje, Touro indomável é cultuado como um dos melhores filmes do cinema americano em todos os tempos e sempre citado como exemplo de como um ator pode se superar na composição de um papel. Para encarnar o boxeador Jake LaMotta nesse filme baseado em fatos reais, de Niro não apenas aprendeu a lutar boxe como engordou 27 quilos para viver a fase madura do personagem. Além disso, a mudança no comportamento do personagem foi retratada de maneira impressionante, sendo comentada até os dias de hoje por cinéfilos.

Em verdade, não se trata de um filme sobre o boxe. É a representação da ascensão e decadência humana que temos em Touro Indomável, desde o início até a cena final. O processo de deterioração de uma pessoa causado por seu temperamento explosivo e por seus acesos doentios de ciúmes. Indo da ingenuidade à ignorância plena, Jake chega a desfigurar o rosto de um oponente apenas pelo fato de sua esposa Vicky ter comentado que era um rapaz “jovem e bonito”. Além disso, Jake vive uma relação de amor e ódio com seu irmão Joey, interpretado também de forma impecável por Joe Pesci. Ao longo de suas trajetórias, eles conhecem as vitórias e as derrotas que a vida (muito mais que qualquer ringue) traz às pessoas.


Vivido cruamente por Robert de Niro, Jake LaMotta (O Touro do Bronx, como era conhecido) é mostrado com todas suas fraquezas, aparentemente contraditórias com a força que possui quando sobe aos ringues. De lutador campeão a um gordo dono de bar que faz piadas imbecis; de um jovem obcecado por conquistas a um corrupto entregador de lutas; de marido carinhoso e amável a um tirano obsessor e violento. São as várias faces de uma mesma pessoa que não consegue lutar contra o seu maior rival: ele próprio. A fotografia do filme todo feito em preto-e-branco acentua os tons de cinza, tornando a atmosfera um tanto quanto nebulosa, como é a vida do personagem. Ao mesmo tempo, há cenas que chocam pela violência mostrada nas lutas, com o sangue dos lutadores caindo sobre as pessoas e os seus rostos se deformando com o impacto dos socos. Interessante ainda o recurso utilizado pelo diretor para mostrar como o personagem principal literalmente “está nas cordas” como um lutador zonzo e prestes a cair: os ringues utilizados nas cenas de luta do filme são cada vez menores, dando a impressão que não há espaço nem saída para Jake.

Enfim, Touro Indomável é uma obra-prima do cinema sempre citado como um dos melhores filmes de todos os tempos. O American Film Institute, por exemplo, o coloca na quarta posição numa lista dos cem melhores. É merecido. Sem dúvida, trata-se de uma aula de cinema, um filme verdadeiramente inesquecível. Para mim, o melhor filme de Robert de Niro.




Nenhum comentário:

Postar um comentário