sexta-feira, 18 de novembro de 2011

A doença e a doença de Lula


A DOENÇA E A DOENÇA DE LULA – por Moacir Poconé

Há no Brasil uma doença que ataca as pessoas de modo indistinto. Seja de que classe social for, credo, sexo ou militância política. Aparece quase que sorrateiramente e, quando menos se espera, eis que passa a fazer parte do consciente coletivo, sendo aceita como verdade incontestável. Esconde-se atrás da máscara da indignação, mas traz, em verdade, o toque do cinismo. Essa doença chama-se hipocrisia.

Seu último ato se deu nos últimos dias com a divulgação do câncer na laringe do ex-presidente Lula. Logo após o choque e o sentimento de piedade de muitos, surgiu um movimento na internet para que o ex-presidente fizesse o seu tratamento num hospital público “para ver como são tratados os doentes do SUS”, afirmavam. Percebe-se nitidamente o tom de vingança no pensamento mesquinho e aproveitador. Aliado a isso, há o tom de desafio combinado com o deboche. Como sentimentos tão vis podem ser direcionados a alguém (quem quer que seja) que enfrenta um drama como esse? A resposta é simples: os idealizadores do tal movimento colocam-se como cidadãos indignados com a condição da saúde no Brasil. E acham (vamos acreditar) que fazem um protesto em favor da população. Nada mais são que meros hipócritas.

Primeiro, porque o Brasil é reconhecidamente um país em que o Sistema Público de Saúde atende com ótimas condições doentes com câncer. Há vários hospitais públicos nos quais o ex-presidente poderia se internar e receber um tratamento similar ao que recebe no Hospital Sírio-Libanês. A crítica que pode (e deve) ser feita é que esses hospitais públicos estão quase sempre localizados no Sul e Sudeste do país. Mas Lula poderia receber o tratamento tranquilamente. Segundo, porque o ex-presidente, como qualquer cidadão, tem plano de saúde. Pago há muitos e muitos anos, pois prefere o atendimento particular. Se será ou não utilizado é outra história, mas o fato é que ele possui esse direito pois pagou para isso. Não é esse o sentido da democracia? Cada um não escolhe aquilo que acha melhor para si, desde que tenha meios para isso?

Aproveitaram-se de um fato pessoal lastimável para levantar bandeiras políticas. Pior: levantadas com a força da raiva e do ódio. Lula certamente se curará da doença que hoje o atinge. Mas a outra doença, a hipocrisia, é maior que qualquer quimioterapia ou radioterapia. Não tem cura e se alastra como um câncer pela sociedade, que apenas se decompõe sem qualquer reação.

4 comentários:

  1. Apoiado Poconé!!! Muito bom post, e muitos que insistem em seguir com essa campanha ficarão pelo menos intrigados com suas atitudes quando reconhecerem a besteira que fazem.

    ResponderExcluir
  2. É uma pena que a população brasileira, ou parte dela, ache que por serem políticos, esses cidadãos não possam usufruir da liberdade, seja de educação, saúde ou transporte. Embora alguns não mereçam ter acesso a isso, é lastimável tal atitude. Não nos surpreende que sejam, talvez, esquerdistas inconformados.

    ResponderExcluir
  3. E por favor, mantenha o cronograma de postagens.

    ResponderExcluir
  4. Bravo Moacir! Ainda não havia visto alguém tratar tão bem do tema. Disse o que muitos pensam. Esses dessa campanha são os mesmos das "marchas" que andam por aí. Quarta postarei, até que enfim!
    Vicente Bezerra

    ResponderExcluir