sexta-feira, 25 de março de 2011

A Rede Globo faz o Brasil


A REDE GLOBO FAZ O BRASIL – por Moacir Poconé

Todos sabem a influência que a Rede Globo tem sobre a população brasileira. Seus telejornais, suas novelas, seus programas, enfim, são capazes de levantar ou derrubar quem quer que seja. A emissora carioca faz isso com maestria. Muitos a julgam responsável, por exemplo, pelo impeachment do Presidente Fernando Collor. Outros lembram que foi ela mesma que ajudou a criar o mito do “caçador de marajás”. Assim foi feito e assim continuará fazendo .

Mas essa influência não se dá somente em assuntos “sérios”. Em outras atividades ocorre da mesma forma. No esporte, por exemplo. Quantos jogadores chegaram ao estrelato graças às narrações eufóricas de Galvão Bueno e seus “erres” vibrantes? Mais ainda se percebe quando o evento é exclusivo da emissora. Piquet e especialmente Senna seriam mitos do esporte nacional se as corridas de Fórmula 1 fossem transmitidas pela Bandeirantes? Creio que não. Uma prova é a Fórmula Indy que tem cerca de cinco brasileiros, mas mal se ouve falar. Enquanto isso, o brasileiro torce por Alonso, Schumacher e outros estrangeiros nas manhãs de domingo.

No racha que está ocorrendo com os times de futebol e a televisão se vê ainda mais claramente essa influência. A Record já ofereceu mais dinheiro pelos direitos de transmissão do Campeonato Brasileiro, mas os clubes preferem a Rede Globo. Dizem que dá mais visão às suas marcas. E permanece o monopólio da transmissão. Esse ano, a pequena Rede TV (a rede de tv que mais cresce no Brasil) comprou os direitos de transmissão diretamente do Clube dos 13. Que fez a Globo? Negocia diretamente com os clubes. Que pode ser feito contra isso? Praticamente nada.

Realities shows da Globo são comentados em cada esquina. Discutidos até por emissoras rivais em seus programas ou sites. A maciça campanha feita pela emissora em toda sua grade transforma o telespectador por meio de uma verdadeira lavagem cerebral. As pessoas se tornam íntimas de desconhecidos, verdadeiras legiões de fãs se engalfinham na internet em defesa desse ou daquele competidor. Seis meses depois, ninguém mais se lembra sequer do nome de quem adorava. Afinal, ele não aparece mais na Globo.

Tal mensagem pode ser clara ou subliminar. Para a estréia de uma novela, por exemplo, temas semelhantes são discutidos no Fantástico. Psicólogos são levados ao Faustão para analisar o comportamento rebelde de determinada personagem da novela das nove. No Jornal Nacional, só essa semana foram divulgadas duas descobertas arqueológicas em terras brasileiras. Parece algo banal. Mas é esse o tema principal da nova novela das sete. Coincidência? Dirão os mais ingênuos que sim. Mas com a Rede Globo sempre é bom tomar um pouco de cuidado, pois com ela nada acontece por acaso. E assim ela segue: formando opiniões, criando modismos, determinando ascensões e quedas. De certo modo, fazendo o Brasil à sua maneira.

4 comentários:

  1. Permita-me algumas discordâncias, meu caro Moaças:1- Não vou comentar sobre o 1º§, pq não sou bom analista de política; 2-Quanto aos esportes, não creio que a imagem tenha sido formatada apenas pela Globo. Dos eeerres que vi serem exaltados por Galvão no Brasil, os vi tb serem exaltados no exterior, por países elitizados/politizados/educados/com população mais crítica que a nossa, enfim... Quanto à F Indy, é cheia de pilotos figurantes de categorias inferiores e de outros pilotos velhos de guerra (alguns recém aposentados da F1) que, qdo testados na F1, tiveram resultados pífios (vide Michael Andrete), tendo o estabanado Jackes Villeneuve um passageiro sucesso. A F1 traz às pistas os pilotos mais promissores, ou, os que possuem um capital atrativo (por isso é a mais charmosa, circula mto mais dinheiro que a Indy). É espetáculo pra americano ver; 3- Qto à propaganda anterior ao lançamento de seus novos programas, nada mais se trata do que o uso do marketing. Ora, se eu tenho um produto a oferecer, nada melhor do que expor esse produto da melhor forma possível, e o máximo possível, tornando-o conhecido (a Band, a Record e qualquer outra emissora que iniciarão novo programa, fazem anúncios constantes durante a sua programação, inclusive através de outros programas da grade), os realities tb estão constantemente na MTV e em outros canais, e a maioria gosta desse tipo de programa, entrete, qdo eu quero deitar no sofá e relaxar, quero mais é ver a vida +/- como ela é: choro, briga, romance, fofoca, etc. Tenho minhas restrições qto à programação da Rede Plim Plim (o humor pra débil mental ver, Faustão e suas atrações nada produtivas etc), mas sou fã do seu profissionalismo qdo o assunto é marketing. Acrísio Jrº, falando como administrador de empresas. Obs.: Fã incondicional do amado ou odiado Galvão Bueno...rs, a voz mais marcante que a narração futebolística brasileira já ouviu pela TV.

    ResponderExcluir
  2. Moacir, belo texto. Quem dera o país soubesse a massa de manobra que é nãs mãos da Globo. Uma mentira contada pela globo, torna-se verdade absoluta. Além do que já citaste, a Globo vem se esmerando em fazer apologia ao espiritismo, homossexualismo, ao sexo livre, entre outras coisas. É válido lembrar o documentário "Muito além do cidadão Kane", que me foi apresentado por você, que esclarece e muito a nojeira que rege esse canal. Por último, é bom lembrar também das matérias da Record (não menos suja nem inocente) de um tempo atrás, que gerou a reação da Globo contra o "Bispo" Macedo.
    Complementando: aos leitores do blog, não houve texto na última quarta por questões técnicas (sem net) e de saúde (uma gripe forte).
    Grande Abraço
    Vicente Bezerra

    ResponderExcluir
  3. show show! parabens Poconas!

    Pedro Luis Fernandes

    ResponderExcluir
  4. "A programação existe pra manter você na frente /
    Na frente da TV, que é pra te entreter /
    Que pra você não ver que o programado é você (...)" (Até Quando, Gabriel)

    Ninguém manipula tão bem quanto a "Vênus Platinada", assim como, ninguém tem uma qualidade como a Globo numa transmissão/cobertura de eventos. Verdade x Imagens. Existem os 2 lados!

    Wanderley

    ResponderExcluir