sexta-feira, 6 de agosto de 2010

Troque seu cachorro por uma criança pobre


TROQUE SEU CACHORRO POR UMA CRIANÇA POBRE - por Moacir Poconé

Nesta última quarta-feira, a equipe do Santos se sagrou campeão da Copa do Brasil mesmo após a derrota para o Vitória. Essa conquista, no entanto, foi um pouco ofuscada pelo comportamento grosseiro de alguns jogadores do clube paulista no último final de semana.

Após uma partida do Campeonato Brasileiro, três jogadores do Santos, dentre eles o goleiro Felipe, acessaram a internet e se puseram a “teclar” com torcedores. Usavam uma webcam, com a qual se podia notar que não estavam sóbrios. Um dos torcedores, de modo provocativo, ofendeu o goleiro chamando-o de “mão de alface”, numa alusão a sua falta de segurança no gol. Então, eis que o goleiro Felipe, de modo grosseiro, proferiu a seguinte frase direcionada ao torcedor: “O que eu gasto de ração com o meu cachorro é o teu salário no mês”.

Perceba-se que não houve invasão na privacidade dos jogadores santistas. Foram eles que abriram a janela para que os interessados adentrassem em sua intimidade. Devem fazer isso para sentir o quanto estão distantes da realidade dos demais brasileiros. Certamente se consideram seres superiores, pois ainda jovens já encontraram sucesso e dinheiro, enquanto que os simples mortais trabalham arduamente e são mal remunerados como bem observou o goleiro santista em sua frase de extremo mau gosto.

Ao ouvir a famigerada frase, lembrei-me de um clássico do rock nos anos 80. “Troque seu cachorro por uma criança pobre”, diziam os versos iniciais do Rock da Cachorra, de autoria de Léo Jaime, famosa na voz de Eduardo Dusek. Numa letra ácida, o compositor faz uma crítica aos cuidados exagerados que alguns têm com seu animal de estimação, enquanto há seres humanos vivendo em condição de miséria. Ao fim da canção, surge uma outra alternativa: a de dar atenção aos dois (ao cachorro e ao menino):

Seja mais humano
Seja menos canino
Dê guarita pro cachorro
Mas também dê pro menino
Se não um dia desse você
Vai amanhecer latindo
Uau! Uau! Uau!...

Tem gente que já está latindo...

2 comentários:

  1. Pois é, muitos deles foram até um dia desses "crianças pobres", hoje são "pobre crianças". Até os cachorros ficaram assustados com o que viram e ouviram. Esses caras estão muito empolgados e perderam a noção do que representam, pobre jovens de caráter podre. Infelizmente, eles retratam uma gama da sociedade que existe de verdade: a dos jovens egocêntricos de cabeça vazia, sem respeito aos seus semelhantes, e sem nenhum remorso por isso.
    Vicente

    ResponderExcluir
  2. Eis aí resposta para a escassez de craques que conseguem manter o bom futebol por alguns anos. Após efêmeros meses em boa fase, os jogadores se "embebedam" com o sucesso,o dinheiro, a fama, as mordomias. Ao longo do tempo isso vai tirando a motivação, bem como suas potencialidades esportivas. Ilustração prática: Ronaldinho Gaúcho (+/- 3 anos de ótimo futebol), Robinho (+/-2 anos de ótimo futebol). Craques por uma década, só em sonho agora. Acrísio Jr: aquele que ainda achava que a imprensa exagerava com os jogadores...rs

    ResponderExcluir