sexta-feira, 8 de abril de 2011

Bolsonaro não está sozinho


BOLSONARO NÃO ESTÁ SOZINHO – por Vicente Bezerra

Jair Bolsonaro é o político do momento. O deputado federal está nas manchetes desde que deu entrevista ao humorístico CQC, no quadro “O povo quer saber”. Na ocasião, como militar que é, metralhou sem pestanejar temas tabus, dando opiniões polêmicas e questionáveis de conteúdo racista e homofóbico.

Para muitos esse foi o “debut” de Bolsonaro. Mas não foi. Deputado federal pela sexta vez, Jair Bolsonaro já é um velho conhecido na câmara, não só pelo tempo em que está lá, mas também por suas opiniões extremas. Ele é opositor ferrenho das propostas de reconhecimento do casamento gay, entre outras formas de igualá-los social e juridicamente. Dentro deste debate, elegeu como inimigo direto o também deputado Jean Wyllys (ex-BBB), defensor das causas LGBTS. Para os mais atentos, o militar-deputado já é figura conhecida, tendo inclusive antes do CQC dado entrevista à revista Época, na qual enfrentava o deputado Jean Wyllys, rebatendo justamente as causas gays.

Mas o bicho pegou para Bolsonaro quando ele respondeu a uma pergunta de Preta Gil sobre um hipotético casamento entre uma negra e um filho seu, à qual respondeu que seus filhos não eram promíscuos, nem freqüentavam os mesmos ambientes que a filha do ex-ministro. Pronto. Foi a caça às bruxas. A queridinha da mídia contra o militar turrão. Os programas televisivos se deleitaram, e apontaram a metralhadora giratória de volta para o militar. Bolsonaro tentou apaziguar os ânimos tentando explicar o contexto da resposta no próprio CQC, mas pouco esclareceu e pouco adiantou. O conteúdo racista do depoimento permaneceu.

Aqui é necessário abrir um parêntese: é claro e óbvio que racismo é um ato excomungável. Mas, a Preta Gil também é preconceituosa e discriminatória, embora em outro sentido. Preta, se arvora a paladina das “gordinhas”, propagando que as mesmas também são sexys e etc e tal. Mas, é de se perguntar se alguém já viu na mídia ela com algum namorado “gordinho” ou negro.

Voltando ao personagem do texto, o deputado Bolsonaro possui outros tantos posicionamentos polêmicos: defende o uso da tortura em casos de tráfico de drogas e seqüestro e a execução sumária em casos de crime premeditado; defende a volta do regime militar, como disse no CQC, pois sente falta “do respeito, da família, da segurança e da ordem pública e das autoridades que exerciam autoridade sem enriquecer”; defende a maioridade penal aos 16 anos; defende a pena de morte entre outras bandeiras questionáveis, como ser contra a política de cotas, o reconhecimento dos direitos dos gays (entenda-se LGBTS), a volta da censura, ser contra a Lei Maria da Penha, além de ser acusado de sexismo, homofobismo, entre outros ismos.

Jair Bolsonaro é um retrato de um período que o Brasil não quer mais viver, mas permanece presente, pela proximidade histórica, mas também porque há ainda herança do regime viva entre nós, como o próprio deputado. Entretanto, é preciso fazer um exame de consciência quando criticamos algo ou alguém. Muitos que apedrejaram o deputado, comungam de alguns ideais, mas não o assumem para não serem tachados de “politicamente incorretos” ou “preconceituosos”. Quem nunca disse que “bandido tem que apanhar mesmo”? Quem nunca questionou “para que Direitos Humanos”? Nem nunca esbravejou que “Filho gay botava pra fora de casa!”?. Bolsonaro é homofóbico, preconceituoso, racista? É. Não se justifica, mas em diversas ocasiões agimos como ele. Somos também Bolsonaros. É válido lembrar que um deputado, em tese, representa o povo, uma camada da sociedade. E Jair Bolsonaro foi eleito deputado federal por seis vezes. Se ele está lá, é porque representa uma parcela da sociedade (pelo menos em tese). A mesma sociedade que elegeu Tiririca. E fica a pergunta: quem é o mais palhaço? Cuidado com a resposta. Pode ser você.

Vale lembrar que estamos num país que se choca mais com o namoro do jogador Dentinho com a estupidez de mulher que é a Mulher Samambaia (eu sou um desses), do que as declarações do deputado. Num país que noticia o furúnculo do Sérgio Malandro. As declarações do deputado, em alguns dias serão esquecidas. O namoro do Dentinho não (estarei aqui também).

Bom, mas como já dizia Voltaire: “posso não concordar com nenhuma das palavras que você disser, mas defenderei até a morte o direito de você dizê-las”.

Um comentário:

  1. Sem entrar no mérito, o grande mal de Bolsonaro é o seu radicalismo. Ninguém que seja radical (para o bem ou para o mal)consegue explicar suas convicções.Elas se tornam sem lógica, irracionais. Quaisquer que sejam.
    Moacir Poconé

    ResponderExcluir