segunda-feira, 4 de abril de 2011

Segunda sem lei - Asilos: soluções ou problemas?


ASILOS: SOLUÇÕES OU PROBLEMAS? – por Camila Silva Santos*

Os asilos são convenientes para familiares que acreditam que essa é a solução para seus idosos, mas para os idosos que lá serão colocados essa é a solução?

É impressionante e ao mesmo tempo triste saber que os idosos são despejados de suas próprias casas pelo simples fato de seus parentes não os quererem aturar por conta de sua idade. Acabam os deixando isolados, dormindo em quartos onde só há estranhos, enfim, vivendo em asilos esperando apenas o dia das visitas. Sem lembrar que esses mesmos idosos trabalharam durante anos para sustentar esses mal-agradecidos e que se dedicaram para dar o melhor exemplo possível.

Essa é a etapa da vida que os idosos querem ter para descansar, passear com seus familiares, aproveitar o restante da vida que lhes falta, lembrar dos bons e maus momentos que, mesmo com dificuldade, foram superados e esquecidos. Mas acabam humilhados por seus próprios parentes, pedindo a morte a cada dia e tendo a tristeza de acordar e ver que não teve um abraço de um parente no dia do seu aniversário, no natal ou no ano novo. Têm que se satisfazer com a visita de estranhos que nunca viram, mas que doaram uma tarde para ficar exclusivamente com “idosos órfãos”, mesmo tendo seus parentes todos vivos.

Se você não tem tempo de cuidar de um idoso que dedicou toda uma vida a você não o despeje de sua própria casa. Dê umas férias a ele, mande-o para a casa de algum parente em outra cidade ou mesmo financie uma outra viagem para que o faça feliz, porque qualquer viagem é melhor que ser colocado em um asilo e sendo esquecido.

* Camila Silva Santos, estudante do 1º ano do ensino médio, gosta muito de visitar os amigos, de ler nas horas vagas e de escrever o que dá na telha.

Os textos da "Segunda sem lei" são de inteira responsabilidade de seus autores e não refletem necessariamente a opinião dos criadores deste blog.

3 comentários:

  1. o texto é muito bom! parabens!

    agora quando chegou nessa parte não contive e soltei mó gargalhada:

    "Se você não tem tempo de cuidar de um idoso que dedicou toda uma vida a você não o despeje de sua própria casa. Dê umas férias a ele, mande-o para a casa de algum parente em outra cidade..."

    kkkkk

    Pedro Luís Fernandes

    ResponderExcluir
  2. Parabéns, Camila, por seu texto que permite uma boa discussão sobre um assunto difícil, mas que não pode ser deixado de lado. Participe sempre!

    Moacir Poconé

    ResponderExcluir
  3. O asilo é um triste depósito humano, onde quem deposita, não se livra de um ente querido, mas deposita a própria miséria de espírito. Belo tema Camila, e quando desejar o espaço está aberto a você e a todos, sempre às segundas.
    Vicente Bezerra

    ResponderExcluir