sexta-feira, 8 de outubro de 2010

A encarnação do demônio


A ENCARNAÇÃO DO DEMÔNIO - por Moacir Poconé

Na reta final do primeiro turno da campanha presidencial, uma onda de boatos invadiu a internet. Foi um verdadeiro tsunami de mentiras que causou um estrago maior do que se possa imaginar. Na verdade, esses boatos provocaram o segundo turno, muito mais que o fator Marina. Em todos os cantos, com uma ou outra variação o que mais se ouviam eram frases como “Dilma é a favor do aborto” ou “Dilma vai levar macumba para as escolas” ou ainda “Dilma disse que nem Cristo tira a sua vitória no primeiro turno”. De repente, Dilma virou a encarnação do demônio.

O PT nunca foi bem visto pela Igreja Católica. Desde a época de Lula se ouvia falar que igrejas seriam fechadas e que os comunistas iriam comer criancinhas. Nada disso aconteceu. Mas a propagação de boatos ligados a fatos religiosos cresceram de uma maneira nunca vista na história desse país. O mais interessante é que as pessoas recebem a “notícia” e imediatamente a consideram como verdadeira. Não têm o trabalho de buscar a verdade, de saber se há fundamento ou não. Está na internet, em e-mails ou sites é verdadeiro. O mundo digital se transformou num mundo sagrado, em que a palavra assume um papel devastador.

Interessante um comentário do deputado federal eleito por São Paulo Gabriel Chalita. Vale lembrar que Chalita é um católico fervoroso, inclusive amigo de padres que freqüentam a mídia, como o galã Fábio de Melo, inclusive tendo os dois escrito um livro em conjunto. Disse Chalita que se Lula ou Dilma fossem a favor do aborto teriam feito algum movimento nesse sentido nos oito anos em que estiveram no poder. Disse ainda que a candidata Dilma defendeu que o sistema público cuide das mulheres pobres que fazem aborto clandestino, uma vez que as ricas o fazem em clínicas particulares. E, por fim, Chalita comentou que a função do sistema de saúde do estado era a de cuidar. Não importa quem. Até mesmo um assaltante que leva um tiro deve ser cuidado pelo sistema. E por que as mulheres pobres que abortam não deveriam receber os cuidados médicos num hospital público? É uma pergunta muito pertinente.

Dilma está se esforçando para tirar de si o estigma de demônio. Faz reuniões com padres, pastores, mães-de-santo e tudo o mais que lidar com forças do além. Afirma e reafirma que é contra o aborto, que não é anticristo e que não come criancinhas. Num país laico como é ou como deveria ser o Brasil é uma pena ver que discussões sobre assuntos muito mais importantes perderam espaço para uma única discussão. Se as diversas igrejas são contra o aborto, que orientem os seus fiéis para não fazê-lo. Determinar o futuro presidente do Brasil ou as diretrizes do seu governo foge de seu suas atribuições.

4 comentários:

  1. Moacir, inclusive eu já pensei em escrever sobre emails falsos, de uma forma geral. Tem um monte de texto atribuído a Arnaldo Jabor, Veríssimo, Paulo Coelho, que uma pessoa mais atenta percebe que é fraude. O problema é que, nêgo vê na net, acredita. Quanto ao segundo turno, acho que o crescimento de Marina influenciou sim. Mais um belo texto. Cadê a bandeira?
    Vicente Bezerra

    ResponderExcluir
  2. Parcialidade à parte, o ridículo e infeliz é que é verdade. A grande mídia "falada, escrita e televisada", como diria Odorico Paraguaçú, está numa campanha contra a Dilma que chega a ser insuportável ler ou assistir algo sobre política na maioria dos setores da imprensa. É uma desinformação geral.

    Wanderley

    ResponderExcluir
  3. É isso aí Wanderley. A Veja dessa semana é mais uma prova de que o segundo turno caminha para uma espécie de plebiscito: dilma é a favor ou contra o aborto?. Enquanto isso, li uma estatística hoje que a cada dois dias morre uma mulher devido a complicações causadas por aborto clandestino. A vida do feto vale mais que a da mulher? É ou não é uma hipocrisia?
    Moacir Poconé

    ResponderExcluir
  4. Inclusive, acredito que o citado Chalita será um dos grandes nomes do grupo do PSDB para os anos vindouros. Nesse eu votaria, talvez um pouco influenciado pela simpatia que tenho ao catolicismo, mas, principalmente, por ser ele um homem de grande sapiência, um jovem que consegue aliar carisma com inteligência. Digamos que seja um novo Lula (com notória preocupação com a nação brasileira) vindo da burguesia. (Esse blog tá ficando é baum, cheio das polêmica)...kkkk Abraço aos fazedores e aos leitores deste blog. Acrísio Jrº

    ResponderExcluir