quarta-feira, 6 de outubro de 2010

Onda verde, mar vermelho, céu azul


ONDA VERDE, MAR VERMELHO, CÉU AZUL – por Vicente Bezerra

O assunto dominante desta semana continua sendo política. Ou melhor, as eleições presidenciais. Findo o primeiro turno, aparece a interrogação de o quê mudará no panorama para o segundo turno. Será possível mudar o rumo da eleição e contrariar as pesquisas? Só a urna dirá.

Onda Verde – Como já previsto pelo nosso blog (texto Terceira Via), Marina aglutinou novos eleitores, camadas diversas da sociedade e surpreendeu. Derrubando institutos de pesquisa, carimbou quase 20% do eleitorado. Para um partido diminuto e uma figura política não muito festejada, Marina pode considerar-se vitoriosa. Resta agora saber quem ela apoiará. Ideologicamente falando, Marina é mais próxima do PT. Mas a política brasileira passa longe das amarras ideológicas. Dilma foi um dos grandes motivos da saída da ex-ministra do governo. Sob este aspecto, Serra leva vantagem na busca de seu apoio. O problema é que Marina anunciou que só definirá seu apoio, lá pelo dia 17 do mês. Muito próximo da eleição. Com isso, seu apoio pode não ser garantia de transferência de votos.

Mar Vermelho – A esperada vitória no primeiro turno não veio. E o mar de sossego começou a turbar. O segundo turno promete uma batalha interessante pelo voto dos órfãos de Marina. Entretanto, Dilma tem a tranqüilidade do discurso do continuísmo da obra lulista. Quem acompanhou os últimos vinte anos da vida política brasileira e era cidadão ativo e produtivo (trabalhador e remunerado), sabe que a vida melhorou. Mais moradia, mais emprego, mais dinheiro. Certo que o pontapé da economia estável foi dado por Itamar e FHC, mas que adianta economia forte, sem emprego ou dinheiro para gastar? Em contrapartida, Dilma carece de passar segurança de suas idéias, arte tão bem utilizada por Lula. Os pronunciamentos de Dilma rodeiam e pouco esclarecem. Mas deverá ser eleita em razão de o povo querer continuar com a melhoria de vida. Torçamos pra não vir depois a continuidade de Dilma, pois pode ser a Erenice.

Céu Azul – Na verdade “é um céu carregado, rajado, suspenso no ar”. O Serra tem pela frente o grande desafio de se mostrar e demonstrar que é melhoria em relação ao que está aí. Os avanços sociais dos governos tucanos foram poucos, na esfera federal. Serra fez um bom governo, mas explora pouco suas próprias virtudes. A campanha do PSDB também peca em pouco explorar as virtudes do governo FHC. Talvez porque se o fizer, as mazelas do mesmo governo tornarão à tona. Nisso, Serra se perde em ataques e devaneios, ativando o “promessômetro”, e lançando no ar algumas promessas de difícil aplicação, como o salário de R$ 600,00 já no dia primeiro de janeiro. Talvez ganhasse mais mostrando propostas concretas, pois o povo não é mais bobo. Vai ficar aguardando o apoio de Marina ou algum escândalo de última hora para virar o jogo.

A verdade é que os finalistas para o segundo turno não empolgam. Mas entre deixar como está e voltar à época do nascimento do real, o povo não terá dúvida. Você terá?

5 comentários:

  1. Muito bom texto, mostrando bem a face dos três candidatos. Mas deixemos o "promessômetro" de Serra de Lado e fiquemos com a segurança da dupla Lula/Dilma.

    Moacir Poconé

    ResponderExcluir
  2. Mais uma vez um texto politico e de militentes. Ridículo. O blog a cada dia que passa perde a graça.

    ResponderExcluir
  3. Só descordo que os votos de Marina sejam de diversas camadas da sociedade. Pesquisas informam que a grande maioria dos votos de Marina vem da camada universitaria ou com elevado grau de escolaridade. Ou seja, pessoas que pençam e não são alienadas como a grande massa que polariza a eleição.

    ResponderExcluir
  4. Comentários aos comentários: Quanto aos votos de Marina, realmente a maioria veio dos universitários e formadores de opnião. Mas acredito que embora tenha sido a maioria, o eleitorado dela foi diversificado, envolvendo evangélicos, mulheres e pessoas humildes. Quanto a ser um texto de militantes, meu caro anônimo, já falei que não há imparcialidade aqui. Escreva o seu texto, mande e publicaremos. Pode discordar e criticar. Quem se mete a escrever para público, está sujeito a ser vidraça. Ademais, você não é obrigado a ler o blog, se não quiser.
    Vicente Bezerra

    ResponderExcluir
  5. Gostei muito dos "comentários aos comentários". Pra quem o conhece, encarnou um dos nossos tons da "Equipe". Talvez se você colocasse que Serra é simpático, lindo e coerente em fazer promessas, o "1º Anônimo", que nem posta o nome, tivesse gostado do blog.
    Muito bom esse blog.

    Wanderley

    ResponderExcluir