quarta-feira, 13 de outubro de 2010

Fundo do poço



FUNDO DO POÇO – por Vicente Bezerra

Enfim, os mineiros saíram. Do fundo do poço, literalmente. O mundo acompanhou esse drama de perto, graças à mídia, seja televisiva ou internética. Teve canal de televisão no Brasil que transmitiu ao vivo (!), todo (isso mesmo, todo) o resgate.

Foi um verdadeiro Big Brother involuntário. Todos os passos (?!) dos anônimos coitados mineiros foram noticiados. Isso nos faz pensar no verdadeiro papel da mídia informativa e o quanto ultimamente a mesma tem exagerado na cobertura de algumas notícias, sobretudo as tragédias. Espremem tudo até a última gota de sangue.

O caso dos mineiros é emblemático. O apagado Chile, ficou conhecido nos quatro cantos do nosso planeta redondo. Não há críticas nisso. Realmente o isolamento desses trabalhadores foi um acontecimento diferenciado, inclusive justamente nesse acompanhamento midiático. Tal isolamento terá marcas e conseqüências nas vidas desses senhores e suas famílias.

Voltando à mídia, teve quem defendesse interferência internacional, alegando que o Chile, sozinho( ?!), não teria capacidade para a empreitada do resgate. Apareceram especialistas de plantão, até em canal daqui. Psicólogos, já adiantavam diagnósticos sobre os mineiros e seus possíveis problemas psíquicos.

Os mineiros, de vítima, saíram como heróis. Travaram essa batalha consigo mesmos, e com a difícil vida em grupo. Isolados e no escuro, estavam jogados à própria sorte, no que se refere à arte do convívio humano. Para desgosto da mídia, saíram todos produzidos, arrumados, barbas feitas, óculos escuros (estes para proteção), e não sujos, barbudos, cabeludos, vitimizados, como os da foto acima.

O Chile foi capaz. Boa sorte aos mineiros (inclusive os do Atlético) e suas novas vidas. Alguém duvida que essa estória virará filme e livro?

P.S. Já tem gente com maldade indicando a equipe de resgate pra treinar alguns clubes brasileiros, perto da zona de rebaixamento. Outros, pra salvar nosso país depois da eleição. Vai saber...

Nenhum comentário:

Postar um comentário