segunda-feira, 11 de outubro de 2010

Segunda sem lei - O seriado que ultrapassa gerações

O SERIADO QUE ULTRAPASSA GERAÇÕES - por Elísio Cristóvão*

Em meio aos vários temas que vi neste grandioso blog (e que gosto muito), venho por meio desta tratar de um assunto que ainda não foi visto por aqui. Apesar de ter atingido a maioridade há alguns anos (não muitos) ainda continuo tentando assistir a alguns desenhos animados. Os desenhos atuais são desenhos que não possuem um enredo chamativo, não prendem os telespectadores, pelo menos para mim (deve ser a idade). Mas tem um desenho ou série que passa ano, entra ano não sai das telas. Pare um instante a leitura e pense qual série ou desenho você lembra-se de ter assistido há dez anos e ainda passa atualmente. Isso mesmo, dez anos atrás. Lembrou de algo? Para facilitar eu diria que esta série você pode assistir naquele mesmo canal, naquela mesma hora. Lembrou? Isso, isso, isso. É o Chaves mesmo. Que maravilha de série, eu assistia há dez anos e ainda consigo dar gargalhadas com as peripécias dessa turma. Esta sim é uma série que resistiu a longos anos. Dizem as más línguas, que o Chaves tem mais audiência que o programa da Hebe e que em seu horário já bateu grandes programas. O problema é descobrir o horário. Pois outro dia chego eu em casa as 3h da manhã ligo a TV e quem esta lá? O Chaves. Podem acreditar, o pior é que eu assisti todinho.

São vários e vários episódios, mas o que mais gosto de assistir é o de Acapulco. Muito bom ver a bagunça na piscina. O Quico se afogando no raso, o Professor Girafales indo salvar o Quico e o enforcando. Muito divertido. Gosto muito também quando o episódio se passa na escola, quando todo mundo fala ao mesmo tempo e o Mestre Lingüiça, quer dizer, o Professor Girafales pede que “calem-se” e o Chaves sempre termina falando algo seguido por Prof° Lingüiça. Episódio muito bom é o episódio dos desenhos. Teve o desenho da vaca no pasto, o pão com ovo, o jogo de xadrez do Godines e o clássico desenho da chinforinfula. Sem falar das respostas dos meninos. Aí pergunta o Professor: “O que fez Colombo depois que pôs o pé nessas terras?” Chaves responde: “Pôs o outro” ou “Quanto é 3 laranjas menos 2 laranjas?” e Chaves: “Eu sabia com maçãs.” Pergunta: “Como se diz gavião em inglês?” Gaviaio”. “Porque Colombo deixou Genova?” “Porque não cabia no navio.”

Quanto aos personagens, o que mais gosto é o grande Seu Madruga. Dia passa, mês passa, ano passa e ele continua devendo 14 meses de aluguel ao Seu Barriga. Que sempre leva uma pancada do Chaves quando chega na vila. Gosto também do Jaiminho, o carteiro de Tangamandapio. Quem nasce em Tangamandapio é o que mesmo? A bruxa do 71 e seu cachorro Satanás. A de que menos gosto é a Pops. Acho a garota muito chata.

Por fim, as grandes frases dos personagens. Dentre elas temos: Conta tudo pra tua mãe..., Tá, tá, tá, tá, tá; Tinha que ser o Chaves mesmo; Foi sem querer querendo; Ninguém tem paciência comigo; Vamos Quico não se junte com essa gentalha; Eu quero evitar a fadiga; Dizia eu, que a aritmética; Estamos aqui para isso; Ai que burro dá zero pra ele; dentre outras que não me lembro agora.

Agora pare e pense qual desenho você gostará de continuar vendo daqui a dez anos? Eu gostaria de continuar vendo o Chaves. Dê sua opinião: de qual personagem você mais gosta? Qual a frase memorável da turma? Qual seu episódio favorito? E lembre: se você é jovem ainda, amanhã velho será.

*Elisio Cristovão é bacharel em Eng. Ambiental e atualmente cursa Mestrado em Ciência e Engenharia dos Materiais. É também guitarrista da 1ª banda de Heavy Metal de Lagarto, a "STTONEHENGE".

Os textos da "Segunda sem lei" são de inteira responsabilidade de seus autores e não refletem necessariamente a opinião dos criadores deste blog.

6 comentários:

  1. Grande Elísio! Concordo em gênero, número e grau. O blog é sensacional e o tema da Segunda sem lei, tão bom quanto. O personagem, de cada 10 pessoas 8 dizem Seu Madruga (espetacular), nos faz rir até quando calado, com suas caras e bocas; o episódio, gosto demais de um júri que fazem na casa de Dona Florinda sobre a morte do gato; o bordão, que é moda até, é "Ai que burro, dá zero pra ele". Já sabemos os episódios, as piadas, mas não temos por que mudar de canal na hora do Chaves.

    Wanderley

    ResponderExcluir
  2. Mais uma vez obrigado Elísio pela excelente participação. Contamos sempre com seus textos e renovamos o convite aos nossos leitores que participem da "Segunda sem lei", enviando seu texto para moapocone@yahoo.com.br ou para vicente_bezerra_1@hotmail.com.

    Moacir Poconé

    ResponderExcluir
  3. Obrigado mais uma vez por postar meu texto Moacir e Vicente. Vlw!!! E obrigado ao Wanderley por ler e postar comentario. Estou aguardando tua participação Wanderley. Mandei o texto pq gosto muito do Chaves e queria postar algo q não fosse sério (política, criticas musicais, etc...). Gosto muito do Chapolim também. Sigam-me os bons; Não contavam com minha astucia; palma, palma não criemos cânico.
    Galera mandem teus textos, tuas opniões, o que der na telhade vcs. Essa é uma oportunidade de mostrar tuas opniões.

    Elisio Cristovão

    ResponderExcluir
  4. Só um detalhe. Essa foto vcs podem notar a falta do Quico. Nessa época a Dona Florinda dizia que o Quico tinha viajado e tals. O que ocorreu na época foi que o Chaves(Roberto Bolaños) brigou com o Quico, dizem que por ciúmes. E o Quico abandonou o programa (uma pena). Que coisa não?

    Elisio Cristovão!!

    ResponderExcluir
  5. Muito bom o texto, e a série é excepcional. D. Florinda, era namorada de Kiko, que foi trocado por Roberto Bolaños. Até hoje, Bolaños e Florinda (o nome dela é mesmo Florinda) são casados. Na época, dado o convívio ter ficado difícil, Kiko (Carlos Villagran) foi para outro canal e teve um programa só do personagem, onde finalmente o pai dele aparece. A bruxa e seu Madruga já são falecidos e Bolaños atualmente se encontra doente. Infelizmente, os gênios também não são eternos.
    Vicente

    ResponderExcluir
  6. Cara, tempão depois eu não poderia de deixar aqui um comentário! Eu cresci vendo Chaves, hoje estou na casa dos 30 e... "oh, e agora, o que ele vai dizer?"... Pois é, continuo assistinho ao Chaves. Há algum tempo os episódios estão passando na Caroon Network, sem cortes. Digo sem cortes pois o SBT embora tenha mantido em sua grade o Chaves e Chapolin quase ininterruptamente (Girafales, corrija se escrevi certo a última palavra), o canal pago não está fazendo algo que o SBT vem fazendo com frequência e é irritante: cortes nos espisódios, muitas vezes deixando sem o sentido completo da piada. Elísio, muito bom tempo, e lembro (vagamente) do Madroha, primo do seu madruga, dos espíritos zombeteiros... Mas o que mais é legal é quando você presta atenção nâo à piada como um todo, mas a atuação de cada um deles... Num episódio que Chaves vê Dona Clotilde no chão do pátio, não lembro se ele a derruba com uma vassoura, seu Madruga aparece e pergunta o que houve, ao que chaves diz: "acho que ela caiu da vassoura", antes do corte da cena, seu Madruga olha para o céu... Num outro, quando seu Barriga vai à vila e mais uma vez Chaves o recebe com um golpe, o dono da vila finge ter morrido, é hilário ver a cara que Quico, quando Chaves tentando explicar ao seu Madruga o que houve, percebe seu Barriga, então morto, se movendo, o semblante que ele faz é sensacioal... O segredo de Chaves, creio, está no fato de que não há o malandro que sempre se dá bem, como no caso (não desmerecendo) dos nossos progamas brasileiros. As piadas não envolvem sexo ou são safadas, é a pura piada natural, engaçada e tão boa que resiste ao tempo, em dezenas de países.

    E se alguém não gostar: "Paramgaricotirimirruaro"

    ResponderExcluir